Aula sobre Som

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O som é uma das formas mais importantes de comunicação entre os seres humanos. É através dele que podemos ouvir músicas, conversar com amigos e familiares e até mesmo ouvir os sons da natureza. Nesta aula, vamos aprender sobre os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de som, como ondas sonoras, frequência e amplitude.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentação do tema e dos objetivos da aula. Inicie a aula com uma breve explicação sobre o que é o som e como ele é transmitido e recebido pelos nossos ouvidos.

    Apresente exemplos práticos sobre o tema, por exemplo: a formação de ondas sonoras em um alto-falante, o funcionamento de um instrumento musical, ou até mesmo um vídeo sobre o assunto.


  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deverá escolher um tema relacionado ao som, como por exemplo, "Ondas Sonoras", "Frequência", "Amplitude", "Eco", "Ressonância", "Acústica", "Instrumentos musicais", etc.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre o tema escolhido, contendo uma ideia central e 6 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos deverão trabalhar juntos para criar o mapa, discutindo as ideias e organizando as informações.

    Exemplos de sub-ideias: causa dos diferentes sons instrumentais (instrumentos musicais), propagação do som, etc.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam. Incentive a participação dos outros alunos, fazendo perguntas e incentivando o debate.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Incentive a discussão em grupo sobre os temas apresentados, incentivando os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas opiniões.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o assunto, destacando os principais pontos abordados na aula e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de som.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
  • Incentivar o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual, com ideias centrais e sub-ideias bem organizadas e relacionadas.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Compreensão dos principais conceitos relacionados ao som.
  • Participação ativa dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Explicar claramente os objetivos da aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar os conceitos abordados na aula.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Fazer perguntas e compartilhar opiniões durante a aula.
  • Prestar atenção aos exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Fazer anotações e revisar o conteúdo em casa.