Aula sobre Som

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O som é um fenômeno físico que está presente em nossas vidas de diversas formas, desde a comunicação entre as pessoas até a música que ouvimos. Nessa aula, vamos explorar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de som, desde a produção até a percepção. Ao final da aula, os alunos serão capazes de entender como o som é produzido, propagado e recebido, além de conhecer as principais características desse fenômeno físico.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma pergunta para os alunos sobre o que eles sabem sobre o som. Os alunos registram suas respostas em seus templates de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente uma breve contextualização sobre o som, destacando sua importância e presença no cotidiano dos alunos. Em seguida, apresente exemplos práticos de como o som é produzido e propagado, como a fala, a música e os instrumentos musicais. Os alunos registram as informações em seus templates.

  3. Etapa 3 - Investigação

    Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe um material para investigar, como um instrumento musical, um alto-falante ou um microfone. Eles devem investigar como o som é produzido e propagado nesse material, registrando as informações em seus templates.

  4. Etapa 4 - Sistematização

    Os grupos apresentam suas investigações para a turma, explicando como o som é produzido e propagado no material investigado. Complemente as informações e os alunos registram em seus templates.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos respondem a uma pergunta sobre o que aprenderam na aula e registram em seus templates.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Dê um feedback para os alunos sobre suas atividades e respostas no template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Atividade extraclasse

    Os alunos são convidados a pesquisar em casa sobre a história da música e como a tecnologia influenciou a produção e a propagação do som. Eles devem registrar as informações em seus templates.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de investigação científica dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em sua própria aprendizagem.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral dos alunos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de registro e organização de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das investigações e apresentações dos grupos.
  • Compreensão dos alunos sobre o tema e suas características.
  • Organização e clareza das informações registradas nos templates.

Ações do professor

  • Apresentar uma contextualização clara e objetiva sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas, a pesquisa e a busca por informações complementares sobre o tema.
  • Dar feedbacks claros e construtivos sobre as atividades dos alunos.
  • Complementar as informações apresentadas pelos alunos durante as investigações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Investigar e registrar as informações sobre o material recebido.
  • Trabalhar em grupo e apresentar as informações de forma clara e organizada.
  • Registrar as informações e atividades realizadas no template de registro de aprendizagem.