Aula sobre Som

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O som é um fenômeno que faz parte do nosso cotidiano e é importante para a comunicação humana. Ele é produzido por vibrações de objetos que se propagam pelo ar e são captados pelos nossos ouvidos. Nesta aula, vamos investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de som e como eles revolucionaram os sistemas de comunicação humana.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize a temática sobre som aos alunos. Os alunos devem ser incentivados a compartilhar o que sabem sobre como o som é produzido. Para isso, utilize algumas perguntas para estimular a discussão, como "Como nós produzimos o som para falar?". Depois, separe os alunos em três diferentes grupos.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Produção de som:

    Os alunos produzem diferentes sons utilizando materiais como copos, plásticos e tubos de ensaio. Eles devem registrar as observações sobre a produção dos sons (o que é necessário para produzir som, como variar a intensidade e frequência do som, etc.).

    Estação 2 - Captação de som:

    Os alunos utilizam diferentes materiais para captar sons em diferentes ambientes (por exemplo, um microfone, uma lata com furo, um copo com água). Eles devem registrar as observações sobre a captação dos sons (o que é necessário para captar som, como variar a intensidade e frequência do som, etc.).

    Estação 3 - Utilização do som:

    Os alunos exploram diferentes contextos em que o som é utilizado (por exemplo, em instrumentos musicais, em sistemas de comunicação, em brinquedos). Eles devem registrar as observações sobre o uso do som nesses contextos (como o som é produzido e captado, como é utilizado, etc.).


  3. Etapa 3 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs

    Em grupo, os alunos devem criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal.

  4. Etapa 4 - - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupo as observações e análises feitas nas estações anteriores, e preenchem o template da Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

  5. Etapa 5 - Socialização das observações finais

    Os grupos devem socializar as observações finais com a turma, utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs. Estimule a participação ativa da turma, realizando perguntas e fazendo observações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de som.
  • Identificar como o som é utilizado em diferentes contextos.
  • Desenvolver habilidades de observação, registro e análise de dados.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de som.
  • Identificação de como o som é utilizado em diferentes contextos.
  • Habilidade de observação, registro e análise de dados.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos orientar os alunos durante as atividades
  • Organizar a rotação por estações, com atividades que envolvam a produção e captação de som.
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de informações entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos em relação aos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Registrar as observações e análises feitas durante as atividades.
  • Contribuir para a discussão em grupo e troca de informações.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação da atividade.
  • Demonstrar compreensão dos principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de som.