Aula sobre Som
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula sobre "Som" é importante para que os alunos possam entender como funciona a transmissão e recepção de som, além de entender como o som é utilizado em diversos contextos do cotidiano, como na música, na comunicação e na tecnologia.
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Os alunos terão acesso a materiais prévios sobre o tema, como vídeos, textos e imagens, para que possam se aprofundar no assunto. Disponibilize os materiais em uma plataforma online ou por meio de um pendrive, para que os alunos possam acessá-los em casa.Sugestões na sessão de dicas.
Etapa 2 - Introdução
Faça uma introdução sobre o tema, explicando a importância do som e sua utilização no cotidiano. Os alunos poderão compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto. Apresente exemplos práticos sobre o tema, como a utilização de instrumentos musicais e a análise de ondas sonoras.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão preencher o template com as informações aprendidas nos materiais prévios e na aula.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em grupos para discutir as informações aprendidas e compartilhar suas opiniões sobre o tema. Oriente a discussão e tirar dúvidas dos alunos.Etapa 5 - Síntese
Os alunos farão uma síntese das informações aprendidas, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs. O professor poderá avaliar as sínteses e tirar dúvidas dos alunos.Etapa 6 - Encerramento
O professor fará um encerramento da aula, reforçando os principais pontos aprendidos e a importância do som no cotidiano.DICAS
[Como o Som Funciona?](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3DWLM6-By0qBg%26ab_channel%3DCi%25C3%25AAnciaTodoDia&sa=D&source=editors&ust=1688495475881643&usg=AOvVaw0vz4P9RZtkuYR21_mDpAL1)
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de som.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a sua própria aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Síntese clara e objetiva das informações aprendidas.
Ações do professor
- Disponibilizar materiais prévios sobre o tema.
- Orientar a discussão em grupo.
- Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
Ações do aluno
- Acessar os materiais prévios sobre o tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com as informações aprendidas.