Soma dos ângulos internos de um polígono

Nessa aula de Matemática vamos estudar sobre soma dos ângulos internos de um polígono. Temos dois vídeos explicando sobre esse conteúdo! Pegue um caderno, lápis e borracha e bons estudos.👨‍🏫

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Determine a medida do ângulo  indicado na figura:

    A) 120°

    B) 110°

    C) 60°

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a soma dos ângulos internos de um polígono é um conceito fundamental da geometria e que é possível calcular essa soma sem o uso de fórmulas. Além disso, mostre exemplos práticos de polígonos regulares, como quadrados, triângulos e hexágonos, e como eles podem ser utilizados em construções, como mosaicos e ladrilhamentos.
    Atividade completa
  4. 4. Design Thinking:

    Contextualize o assunto para os alunos. Explique que polígonos são figuras geométricas planas fechadas, formadas por segmentos de reta que se encontram apenas em seus extremos. Mostre exemplos de polígonos, como triângulos, quadriláteros, pentágonos, hexágonos, etc. Em seguida, explique que a soma dos ângulos internos de um polígono depende do número de lados que ele possui e que essa relação pode ser estabelecida sem o uso de fórmulas.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    Contextualize o assunto para os alunos. Explique que polígonos são figuras geométricas planas fechadas formadas por segmentos de reta que se encontram apenas em seus extremos. Mostre exemplos de polígonos, como triângulos, quadriláteros, pentágonos, hexágonos, etc. Em seguida, explique que a soma dos ângulos internos de um polígono depende do número de lados que ele possui e que essa relação pode ser estabelecida por meio de uma fórmula. Destaque que o objetivo aqui é aprender a calcular essa soma sem o uso de fórmulas.
    Atividade completa
  6. 6. Cultura Maker:

    Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a soma dos ângulos internos de um polígono é uma propriedade importante da geometria e que é possível calcular essa soma sem o uso de fórmulas. Mostre exemplos práticos, como a construção de mosaicos e ladrilhamentos, para que os alunos possam visualizar a aplicação dessa propriedade na realidade.
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Contextualize o tema aos alunos e explique a importância de entender a soma dos ângulos internos de um polígono e como isso pode ser aplicado em situações cotidianas. Apresente alguns exemplos de uso como em construções de casas, na criação de mosaicos e ladrilhamentos, entre outros.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    Inicie a aula citando que os alunos irão aprender sobre a soma dos ângulos internos de um polígono. Esse tema é importante porque nos ajuda a entender melhor como funciona a geometria de diversos objetos, como casas, prédios e até mesmo objetos mais simples, como caixas e embalagens. Ao final da aula, os alunos serão capazes de calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: