Aula sobre Soma Dos Angulos Internos De Um Poligono

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Contextualize o tema aos alunos e explique a importância de entender a soma dos ângulos internos de um polígono e como isso pode ser aplicado em situações cotidianas. Apresente alguns exemplos de uso como em construções de casas, na criação de mosaicos e ladrilhamentos, entre outros.

  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente um problema para a turma, como por exemplo: "Um polígono tem 8 lados. Qual é a soma dos seus ângulos internos?". Estimule os alunos a registrarem o problema em seus diários de bordo que também deverá conter as alternativas para resolver o problema e o problema escolhido.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos para trabalharem coletivamente na busca de alternativas para resolver o problema apresentado. Disponibilize materiais que possam apoiar na resolução do problema, tais como régua, compasso e transferidor.

  3. Etapa 3 - Solução

    Peça para que cada grupo apresente suas soluções para a turma. Incentive a discussão e o debate entre os alunos, para poderem comparar e avaliar as diferentes soluções apresentadas.

  4. Etapa 4 - Subtópicos

    Para aprofundar mais conteúdo, apresente os subtópicos relacionados ao tema, como por exemplo: polígonos regulares e irregulares, fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono, entre outros. Lembre os alunos de registrarem estes subtópicos em seus diários de bordo.

  5. Etapa 5 - Problemas adicionais

    Compartilhe problemas adicionais para os alunos resolverem em grupos, utilizando os conhecimentos adquiridos nos subtópicos estudados. Circule entre os grupos e tire as dúvidas deles.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Oriente os alunos a apresentarem suas soluções para os problemas adicionais, compartilhando as estratégias utilizadas para resolução dos problemas e os desafios enfrentados. Aproveite a oportunidade para avaliar a compreensão dos alunos sobre os subtópicos apresentados.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Faça o fechamento da aula, retomando os principais pontos e promovendo um momento de reflexão individual. Dessa forma, os alunos podem avaliar o que aprenderam durante a aula, como também, registrar suas reflexões em seus diários de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares.
  • Estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e discutir soluções para problemas matemáticos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Habilidade em resolver problemas matemáticos.
  • Participação em grupo e discussão de soluções.
  • Habilidade de calcular a soma dos ângulos internos de um polígono.

Ações do professor

  • Apresentar problemas desafiadores para a turma.
  • Fornecer materiais para auxiliar na resolução dos problemas.
  • Incentivar a discussão e o debate entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e tirar suas dúvidas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para gerar alternativas para resolver os problemas.
  • Registrar os problemas e subtópicos em seus diários de bordo.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Entender como se calcula a soma dos ângulos internos de um polígono.