Aula sobre Soma Dos Angulos Internos De Um Poligono

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula citando que os alunos irão aprender sobre a soma dos ângulos internos de um polígono. Esse tema é importante porque nos ajuda a entender melhor como funciona a geometria de diversos objetos, como casas, prédios e até mesmo objetos mais simples, como caixas e embalagens. Ao final da aula, os alunos serão capazes de calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância de aprender sobre a soma dos ângulos internos de um polígono. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas ou trios para trabalhar juntos durante a aula. É preferível que os alunos sejam divididos em duplas complementares, com alunos com facilidade e dificuldade para que se ajudem.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser criado em papel sulfite e com canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para completar ou aprimorar o mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Resolução de exercícios em grupo

    Os alunos deverão resolver exercícios sobre a soma dos ângulos internos de polígonos em seus grupos. Disponibilize uma lista de exercícios para cada grupo, com diferentes níveis de dificuldade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos exercícios

    Cada grupo deverá apresentar a resolução de um exercício para a turma, explicando o raciocínio utilizado para chegar à resposta correta. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para aprimorar a resolução do exercício.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Apresente exemplos práticos de como a soma dos ângulos internos de um polígono pode ser aplicada no cotidiano, como na construção de mosaicos e ladrilhamentos. Os alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para aprimorar o exemplo apresentado.

  7. Etapa 7 - Revisão e encerramento

    Revise os principais pontos abordados na aula e encerrar a atividade. Avalie os alunos conforme os critérios estabelecidos pelo professor, considerando a participação nas atividades, a qualidade da atividade e dos exercícios resolvidos, bem como o entendimento do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas.
  • Estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de ladrilhamentos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias e opiniões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo.
  • Acerto na resolução dos exercícios propostos.
  • Qualidade da apresentação dos exercícios e do exemplo prático.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de aprender sobre a soma dos ângulos internos de um polígono.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante as atividades em grupo.
  • Disponibilizar uma lista de exercícios para cada grupo, com diferentes níveis de dificuldade.
  • Apresentar exemplos práticos de como a soma dos ângulos internos de um polígono pode ser aplicada no cotidiano.
  • Revisar os principais pontos abordados na aula e encerrar a atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e compartilhar ideias e opiniões.
  • Criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Resolver exercícios sobre a soma dos ângulos internos de polígonos em grupo.
  • Apresentar a resolução de um exercício para a turma, explicando o raciocínio utilizado para chegar à resposta correta.
  • Fazer perguntas e dar sugestões para aprimorar o mapa conceitual, a resolução dos exercícios e o exemplo prático apresentado pelo professor.