Aula sobre Soma Dos Angulos Internos De Um Poligono
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Inicie a aula citando que os alunos irão aprender sobre a soma dos ângulos internos de um polígono. Esse tema é importante porque nos ajuda a entender melhor como funciona a geometria de diversos objetos, como casas, prédios e até mesmo objetos mais simples, como caixas e embalagens. Ao final da aula, os alunos serão capazes de calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância de aprender sobre a soma dos ângulos internos de um polígono. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas ou trios para trabalhar juntos durante a aula. É preferível que os alunos sejam divididos em duplas complementares, com alunos com facilidade e dificuldade para que se ajudem.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser criado em papel sulfite e com canetas coloridas.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para completar ou aprimorar o mapa conceitual.Etapa 4 - Resolução de exercícios em grupo
Os alunos deverão resolver exercícios sobre a soma dos ângulos internos de polígonos em seus grupos. Disponibilize uma lista de exercícios para cada grupo, com diferentes níveis de dificuldade.Etapa 5 - Apresentação dos exercícios
Cada grupo deverá apresentar a resolução de um exercício para a turma, explicando o raciocínio utilizado para chegar à resposta correta. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para aprimorar a resolução do exercício.Etapa 6 - Aplicação prática
Apresente exemplos práticos de como a soma dos ângulos internos de um polígono pode ser aplicada no cotidiano, como na construção de mosaicos e ladrilhamentos. Os alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para aprimorar o exemplo apresentado.Etapa 7 - Revisão e encerramento
Revise os principais pontos abordados na aula e encerrar a atividade. Avalie os alunos conforme os critérios estabelecidos pelo professor, considerando a participação nas atividades, a qualidade da atividade e dos exercícios resolvidos, bem como o entendimento do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas.
- Estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de ladrilhamentos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias e opiniões.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo.
- Acerto na resolução dos exercícios propostos.
- Qualidade da apresentação dos exercícios e do exemplo prático.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de aprender sobre a soma dos ângulos internos de um polígono.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante as atividades em grupo.
- Disponibilizar uma lista de exercícios para cada grupo, com diferentes níveis de dificuldade.
- Apresentar exemplos práticos de como a soma dos ângulos internos de um polígono pode ser aplicada no cotidiano.
- Revisar os principais pontos abordados na aula e encerrar a atividade.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e compartilhar ideias e opiniões.
- Criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Resolver exercícios sobre a soma dos ângulos internos de polígonos em grupo.
- Apresentar a resolução de um exercício para a turma, explicando o raciocínio utilizado para chegar à resposta correta.
- Fazer perguntas e dar sugestões para aprimorar o mapa conceitual, a resolução dos exercícios e o exemplo prático apresentado pelo professor.