Aula sobre Soma Dos Angulos Internos De Um Poligono

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a soma dos ângulos internos de um polígono é uma propriedade importante da geometria e que é possível calcular essa soma sem o uso de fórmulas. Mostre exemplos práticos, como a construção de mosaicos e ladrilhamentos, para que os alunos possam visualizar a aplicação dessa propriedade na realidade.

  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente aos alunos o problema: "Como calcular a soma dos ângulos internos de um polígono sem o uso de fórmulas?". Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos e peça para que cada grupo discuta e anote possíveis soluções para o problema. Procure montar grupos diversos, com alunos de diferentes níveis de aprendizagem, para que a troca entre eles seja produtiva.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Peça para que cada grupo apresente suas soluções para o problema. Incentive a criatividade e a inovação dos alunos, valorizando todas as ideias apresentadas. Estimule a participação de todos e faça perguntas e deixe os demais colegas também fazerem perguntas para os grupos que estiverem apresentando.

  3. Etapa 3 - Solução

    Com base nas soluções apresentadas pelos grupos, guie a turma na construção de uma solução coletiva para o problema. É importante que os alunos participem ativamente desse processo, discutindo e argumentando sobre as diferentes alternativas. Pergunte se algum aluno que ajudá-lo fazendo os registros das ideias no quadro ou no próprio caderno.

  4. Etapa 4 - Construção do diário de bordo

    Peça para que cada grupo crie um diário de bordo contendo os campos: problema, geração de alternativas e solução. O diário deve ser feito em papel sulfite e pode ser decorado pelos alunos com desenhos e colagens. Caso seja possível, exiba os diários de bordo colocando-os nos murais da sala ou da escola.

  5. Etapa 5 - Cálculo da soma dos ângulos internos

    Com base na solução coletiva encontrada na etapa 3, oriente os alunos a calcularem a soma dos ângulos internos de diferentes polígonos, como triângulos, quadriláteros e pentágonos. Distribua algumas figuras aos alunos e os incentive a utilizar materiais analógicos, como régua e compasso, para realizar os cálculos.

  6. Etapa 6 - Construção de mosaicos e ladrilhamentos

    Com base nos polígonos calculados na etapa 5, peça aos alunos para construírem mosaicos e ladrilhamentos utilizando papel sulfite colorido. O professor deve incentivar a criatividade dos alunos na construção dos desenhos. Circule pela turma e tire as dúvidas.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos trabalhos e fechamento

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo e o mosaico/ladrilhamento construído para a turma. Avalie os trabalhos segundo os critérios estabelecidos. Retome o objetivo de aprendizagem da atividade e verifique se ele foi atingido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares sem o uso de fórmulas.
  • Estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos.
  • Incentivar a criatividade e a inovação dos alunos na resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criatividade e inovação na resolução do problema.
  • Precisão nos cálculos da soma dos ângulos internos.
  • Qualidade do diário de bordo e do mosaico/ladrilhamento construído.
  • Apresentação clara e objetiva do trabalho.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos na resolução do problema.
  • Guiar a turma na construção de uma solução coletiva.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos.
  • Avaliar os trabalhos conforme os critérios estabelecidos.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Propor soluções criativas e inovadoras para o problema.
  • Realizar os cálculos da soma dos ângulos internos com precisão.
  • Construir um diário de bordo e um mosaico/ladrilhamento de qualidade.
  • Apresentar o trabalho de forma clara e objetiva para a turma.