Aula sobre Soma Dos Angulos Internos De Um Poligono

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Contextualize o assunto para os alunos. Explique que polígonos são figuras geométricas planas fechadas, formadas por segmentos de reta que se encontram apenas em seus extremos. Mostre exemplos de polígonos, como triângulos, quadriláteros, pentágonos, hexágonos, etc. Em seguida, explique que a soma dos ângulos internos de um polígono depende do número de lados que ele possui e que essa relação pode ser estabelecida sem o uso de fórmulas.

  1. Etapa 1 - Definição do problema

    Reflita com os alunos sobre o problema real de como engajar os alunos no entendimento do assunto “Soma de ângulos internos de um polígono”. Discuta sobre a carência de atividades que tornem este aprendizado mais prático e conectado às situações do cotidiano. Defina a problemática, tornando-a mais próxima dos alunos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos e peça para que cada grupo crie um mapa de empatia sobre o tema: "Soma dos ângulos internos de um polígono". O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos devem utilizar post-its e desenhos para preencher cada campo.

  3. Etapa 3 - Brainstorming

    Comente os resultados dos mapas de empatia e peça para ada membro de um grupo compartilharem as percepções mapeadas da temática. Aproveite e faça um brainstorming com os grupos para levantar ideias sobre como tornar a aula mais envolvente e didática utilizando apenas recursos analógicos.

  4. Etapa 4 - Seleção de ideias

    Com base nas ideias levantadas no brainstorming, peça para os alunos selecionarem as melhores opções para serem utilizadas na atividade.

  5. Etapa 5 - Planejamento

    Oriente cada grupo a planejarem como irão utilizar as ideias selecionadas na aula. Eles devem pensar em como apresentar o conteúdo, quais recursos analógicos serão utilizados e como irão avaliar o aprendizado dos colegas.

  6. Etapa 6 - Execução

    Estimule os alunos a colocarem a mão na massa e, assim, realizarem o planejamento da etapa anterior. Acompanhe e auxilie os alunos durante a execução.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Reserve um momento para que os grupos apresentem suas soluções de atividades para trabalhar a reumática da “Soma de ângulos internos de um polígono”. Estimule a participação de todos os membros do grupo.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação e nos mapas de empatia. Peça para que os alunos se autoavaliem e avaliem seus colegas de grupo durante esta jornada de aprendizagem.

  9. Etapa 9 - Reflexão

    Faça uma reflexão coletiva sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares sem o uso de fórmulas.
  • Estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade das ideias levantadas no brainstorming.
  • Clareza e objetividade na apresentação do conteúdo.
  • Utilização adequada dos recursos analógicos.
  • Habilidade em estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos.

Ações do professor

  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Orientar e acompanhar o brainstorming.
  • Dar feedbacks construtivos durante a execução das atividades.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Estimular a reflexão sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Contribuir com ideias no brainstorming.
  • Planejar e executar as atividades em grupo.
  • Apresentar o conteúdo de forma clara e objetiva.
  • Refletir sobre o aprendizado e como aplicá-lo em situações cotidianas.