Aula sobre Soma Dos Angulos Internos De Um Poligono

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Contextualize o assunto para os alunos. Explique que polígonos são figuras geométricas planas fechadas formadas por segmentos de reta que se encontram apenas em seus extremos. Mostre exemplos de polígonos, como triângulos, quadriláteros, pentágonos, hexágonos, etc. Em seguida, explique que a soma dos ângulos internos de um polígono depende do número de lados que ele possui e que essa relação pode ser estabelecida por meio de uma fórmula. Destaque que o objetivo aqui é aprender a calcular essa soma sem o uso de fórmulas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do Jogo

    Apresente a metodologia ativa Gamificação aos alunos, evidenciando os benefícios de se aprender jogando. Explique que eles vão criar um jogo para aprender sobre a soma dos ângulos internos de um polígono. Aproveite para apresentar um exemplo de jogo para inspirar os alunos e deixe claro que não é para reproduzirem o jogo que você apresentou.

  2. Etapa 2 - Formação de Grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e peça para que cada grupo escolha um líder para representá-los e garantir a entrega da atividade.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa de Registro

    Peça aos grupos para criarem um mapa de registro contendo os campos: nome e objetivo do jogo, desafios a serem enfrentados, níveis e esquema de recompensas, informações para o usuário final e por qual motivo o jogo será engajador e, consequentemente, um sucesso. Aproveite para orientar os alunos na criação do mapa de registro.

  4. Etapa 4 - Criação do Jogo

    Estimule os alunos a criarem o jogo com base no mapa de registro. Oriente os alunos na criação do jogo e forneça materiais analógicos, como papel, lápis de cor, régua, compasso, etc. Caso precise, você também pode disponibilizar recursos digitais aos alunos: internet, uso de softwares, outros.

  5. Etapa 5 - Teste do Jogo

    Promova um momento para que os grupos testes os jogos criados pelos outros grupos, avaliando e sugerindo melhorias.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Jogos

    Organize os grupos para poderem apresentar as regras e funcionamentos dos jogos. Pergunte sobre o que aprenderam ao longo desta jornada e peça para compartilharem os desafios enfrentados.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos com base nas intencionalidades pedagógicas e critérios de avaliação estabelecidos. Finalize reforçando o objetivo da atividade e verificando se ele foi atingido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares sem o uso de fórmulas.
  • Estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos.
  • Desenvolver a criatividade e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Elaboração adequada do mapa de registro do jogo.
  • Capacidade de calcular os ângulos internos dos polígonos sem o uso de fórmulas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Fornecer materiais e recursos para a criação do jogo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Tirar dúvidas e explicar sobre o tema aos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de registro.
  • Criar o jogo.
  • Testar e sugerir melhorias nos jogos criados pelos outros grupos.
  • Participar ativamente das atividades e discussões.