Aula sobre Soma Dos Angulos Internos De Um Poligono

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a soma dos ângulos internos de um polígono é um conceito fundamental da geometria e que é possível calcular essa soma sem o uso de fórmulas. Além disso, mostre exemplos práticos de polígonos regulares, como quadrados, triângulos e hexágonos, e como eles podem ser utilizados em construções, como mosaicos e ladrilhamentos.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Selecione um vídeo ou texto que explique o conceito de soma dos ângulos internos de um polígono e disponibilize para os alunos estudarem em casa. Compartilhe a atividade e o material por meio das agendas físicas ou digitais dos alunos.

  2. Etapa 2 - Mapa Conceitual

    Inicie a atividade perguntando se os alunos fizeram a atividade pré-aula. Faça perguntas sobre o material como: “O que vocês acharam do conteúdo?, “Já tinham conhecimento sobre o tema?”. Em seguida, peça para que, individualmente, cada um faça um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e sub-ideias sobre o tema. O mapa conceitual pode ser feito em papel sulfite ou em cartolina, utilizando canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e peça para eles discutirem sobre as sub-ideias do mapa conceitual que elaboraram. Circule entre os grupos e auxilie nas discussões e dúvidas que surgirem.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Mapas Conceituais

    Peça para que cada grupo eleja o mapa conceitual mais completo e o apresente para toda a turma, destacando as sub-ideias e como elas se relacionam com a ideia central.

  5. Etapa 5 - Exemplos Práticos

    Apresente exemplos práticos de polígonos regulares, como quadrados, triângulos e hexágonos, e como eles podem ser utilizados em construções, como mosaicos e ladrilhamentos. Procure contextualizar os exemplos com situações dos cotidianos e com outros temas e disciplinas.

  6. Etapa 6 - Atividade Prática

    Realize uma atividade prática em grupo, utilizando papel sulfite e canetas coloridas, para construir um mosaico ou ladrilhamento utilizando polígonos regulares. Auxilie os alunos na atividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. Os alunos também devem avaliar a aula e a atividade prática. Para isso, utilize a dinâmica dos 3Qs com a turma, de maneira que eles possam responder o que foi bom para eles durante a atividade, o que pode ser melhorado e o que não foi bom.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares sem o uso de fórmulas.
  • Estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos.
  • Desenvolver a habilidade de construir mosaicos e ladrilhamentos utilizando polígonos regulares.

Critérios de avaliação

  • Realização da atividade de pré-aula.
  • Participação nas atividades e discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual.
  • Qualidade da atividade prática.
  • Participação na dinâmica dos 3Qs.

Ações do professor

  • Selecionar o material de estudo pré-aula.
  • Auxiliar os alunos na discussão em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos de polígonos regulares.
  • Auxiliar os alunos na atividade prática.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Estudar o material de estudo pré-aula.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Realizar a atividade prática em grupo.
  • Avaliar a aula e a atividade prática a partir da dinâmica dos 3Qs.