Aula sobre Soma E Subtracao De Fracoes

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A soma e subtração de frações é um tema importante na Matemática, pois é uma habilidade necessária para resolver problemas cotidianos, como dividir uma pizza entre amigos ou calcular a quantidade de ingredientes necessários para uma receita. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a somar e subtrair frações com denominadores iguais e diferentes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da soma e subtração de frações no cotidiano. Em seguida, compartilhe exemplos práticos de uso destas operações com frações no dia a dia.

  2. Etapa 2 - Problematização

    os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um problema relacionado à soma e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes. Os alunos deverão discutir em grupo e apresentar uma solução para o problema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos apresentarão suas soluções e discutirão as diferentes estratégias utilizadas para resolver o problema. Acompanhe a discussão e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação de exemplos práticos

    Compartilhe exemplos práticos de soma e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes, utilizando objetos do cotidiano, como pizza, bolo e suco.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo criará um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Cada aluno, individualmente, deverá criar um problema que envolva o tema da aula e resolvê-lo utilizando tudo que aprendeu. Recolha os problemas para poder corrigir e avaliar posteriormente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos. Esse é o momento para dar feedbacks coletivos aos grupos, como também, para destacar a importância das frações em nosso dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com frações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar seu próprio desempenho e o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Capacidade de resolver problemas relacionados à soma e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes.
  • Criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs que reflita a compreensão do tema.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos a compreender melhor o tema.
  • Estimular a colaboração e a criatividade entre os alunos.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Resolver e criar problemas relacionados à soma e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs que reflita a compreensão do tema.