Aula sobre Soma E Subtracao De Fracoes
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A soma e subtração de frações é um tema importante na Matemática, pois permite que os alunos compreendam como realizar operações com números racionais positivos na representação fracionária. Além disso, é um tema que pode ser aplicado em diversas situações do cotidiano, como na divisão de alimentos entre amigos, na medição de ingredientes em receitas culinárias, entre outros.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e sua importância, além de contextualizar com exemplos práticos. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas para realizar a atividade.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Cada dupla deverá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 3 - Socialização dos mapas conceituais
Cada dupla apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias. Faça perguntas para estimular a discussão e a reflexão dos alunos.Etapa 4 - Resolução de problemas em duplas
Distribua uma lista de problemas envolvendo soma e subtração de frações para as duplas resolverem juntas. Os problemas devem ser desafiadores e estimular a criatividade dos alunos.Etapa 5 - Socialização das resoluções
Cada dupla apresentará sua resolução para um dos problemas, explicando o raciocínio utilizado. Acompanhe os alunos, tire dúvidas e dê feedbacks.Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade
Conduza uma reflexão sobre a atividade, perguntando aos alunos o que aprenderam e como poderiam aplicar o conhecimento adquirido em situações do cotidiano.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância do tema e os principais pontos de aprendizagem, bem como agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
- Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
- Promover a socialização e a troca de conhecimentos entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de criar um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias.
- Habilidade em resolver problemas envolvendo soma e subtração de frações.
- Participação ativa na atividade em duplas e na socialização das resoluções.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar com exemplos práticos.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e na resolução dos problemas.
- Estimular a discussão e a reflexão dos alunos por meio de perguntas.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias.
- Resolver problemas envolvendo soma e subtração de frações em duplas.
- Participar ativamente da atividade em duplas e na socialização das resoluções.