Aula sobre Soma E Subtracao De Fracoes

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A soma e subtração de frações é um tema importante na Matemática, pois permite que os alunos compreendam como realizar operações com números racionais positivos na representação fracionária. Além disso, esse conhecimento é fundamental para a resolução de problemas cotidianos, como dividir uma pizza entre amigos ou calcular a quantidade de ingredientes necessários para uma receita.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é uma fração e como se realiza a soma e a subtração de frações. Em seguida, apresente exemplos práticos de frações.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente o tema e explique como realizar a soma e subtração de frações. Em seguida, os alunos irão discutir em grupos sobre a importância desse conhecimento e como ele pode ser aplicado no cotidiano.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Ainda em grupos, os alunos receberão uma lista de problemas que envolvem frações e as operações da soma e da subtração. Cada grupo deverá escolher um problema da lista e criar um esboço de como resolver o problema. Eles deverão apresentar seus esboços para a turma e discutir as diferentes abordagens.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos deverão escolher uma abordagem para resolver o problema escolhido e criar um plano detalhado de como executar essa abordagem. Eles deverão apresentar seus planos para a turma e discutir as diferentes estratégias.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos deverão executar seus planos e resolver o problema escolhido. A solução pode ser apresentada em forma de desenho, esquema ou uma lista de passos. Eles deverão apresentar suas soluções para a turma e discutir os resultados;

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos deverão testar suas soluções em diferentes situações e verificar se elas funcionam corretamente. Eles deverão apresentar seus resultados para a turma, comentando o que descobriram ao longo dos testes. Avalie as soluções apresentadas pelos grupos e dê feedbacks sobre o processo de resolução do problema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma revisão dos conceitos aprendidos na aula e pergunte aos alunos como eles podem aplicar esses conceitos em situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com frações.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos estudantes por meio da metodologia ativa Design Sprint.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo soma e subtração de frações.
  • Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como realizar a soma e subtração de frações.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos estudantes.
  • Avaliar as soluções apresentadas pelos grupos e dar feedbacks sobre o processo de resolução do problema.

Ações do aluno

  • Discutir em grupos sobre a importância do conhecimento sobre soma e subtração de frações.
  • Participar das atividades e tirar dúvidas.
  • Trabalhar em equipe para resolver um problema envolvendo soma e subtração de frações.