Aula sobre Soma E Subtracao De Fracoes
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A soma e subtração de frações é um tema importante na Matemática, pois permite que os alunos compreendam como realizar operações com números racionais positivos na representação fracionária. Além disso, esse conhecimento é fundamental para a resolução de problemas cotidianos, como dividir uma pizza entre amigos ou calcular a quantidade de ingredientes necessários para uma receita.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é uma fração e como se realiza a soma e a subtração de frações. Em seguida, apresente exemplos práticos de frações.Etapa 2 - Entender
Apresente o tema e explique como realizar a soma e subtração de frações. Em seguida, os alunos irão discutir em grupos sobre a importância desse conhecimento e como ele pode ser aplicado no cotidiano.Etapa 3 - Esboçar
Ainda em grupos, os alunos receberão uma lista de problemas que envolvem frações e as operações da soma e da subtração. Cada grupo deverá escolher um problema da lista e criar um esboço de como resolver o problema. Eles deverão apresentar seus esboços para a turma e discutir as diferentes abordagens.Etapa 4 - Decidir
Os grupos deverão escolher uma abordagem para resolver o problema escolhido e criar um plano detalhado de como executar essa abordagem. Eles deverão apresentar seus planos para a turma e discutir as diferentes estratégias.Etapa 5 - Prototipar
Os grupos deverão executar seus planos e resolver o problema escolhido. A solução pode ser apresentada em forma de desenho, esquema ou uma lista de passos. Eles deverão apresentar suas soluções para a turma e discutir os resultados;Etapa 6 - Testar
Os grupos deverão testar suas soluções em diferentes situações e verificar se elas funcionam corretamente. Eles deverão apresentar seus resultados para a turma, comentando o que descobriram ao longo dos testes. Avalie as soluções apresentadas pelos grupos e dê feedbacks sobre o processo de resolução do problema.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma revisão dos conceitos aprendidos na aula e pergunte aos alunos como eles podem aplicar esses conceitos em situações do cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com frações.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos estudantes por meio da metodologia ativa Design Sprint.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo soma e subtração de frações.
- Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
- Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como realizar a soma e subtração de frações.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos estudantes.
- Avaliar as soluções apresentadas pelos grupos e dar feedbacks sobre o processo de resolução do problema.
Ações do aluno
- Discutir em grupos sobre a importância do conhecimento sobre soma e subtração de frações.
- Participar das atividades e tirar dúvidas.
- Trabalhar em equipe para resolver um problema envolvendo soma e subtração de frações.