Aula sobre Soma E Subtracao De Fracoes
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A soma e subtração de frações é um tema importante na Matemática, pois permite que os alunos compreendam como realizar operações com números racionais positivos na representação fracionária. Essa habilidade é fundamental para a resolução de problemas cotidianos, como dividir uma pizza entre amigos ou calcular a quantidade de ingredientes necessários para uma receita.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da soma e subtração de frações no cotidiano. Compartilhe exemplos de situações cotidianas em que estas operações com frações são utilizadas. Aproveite este momento e peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza soma e subtração de frações em sua rotina (tal como um amigo que precisa comprar pizza para dividir com um grupo de amigos) e preencher cada campo com informações relevantes.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os grupos irão apresentar seus mapas de empatia para a turma e discutir as principais necessidades e desafios identificados. Medie a discussão e ajude os alunos a identificar as principais dificuldades envolvidas na soma e subtração de frações.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de soma e subtração de frações, utilizando situações cotidianas como dividir uma pizza ou calcular a quantidade de ingredientes necessários para uma receita. Os alunos irão resolver os problemas em grupos e discutir as soluções encontradas.Etapa 5 - Aplicação em situações-problema
Os alunos irão trabalhar em grupos para resolver situações-problema envolvendo a soma e subtração de frações. Acompanhe a atividade, tire dúvidas e estimule a participação de todos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos irão apresentar suas soluções para as situações-problema e discutir as principais dificuldades encontradas. Aproveite o momento para sanar dúvidas e fortalecer os principais conceitos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância da soma e subtração de frações e como o uso de mapas de empatia podem ajudar os alunos a compreender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com frações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração de frações.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de compreender as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com frações.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em compreender as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com frações.
- Habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com frações.
- Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo e na criação do mapa de empatia.
Ações do professor
- Mediar as atividades em grupo e ajudar os alunos a identificar as principais dificuldades envolvidas na soma e subtração de frações.
- Apresentar exemplos práticos de soma e subtração de frações, utilizando situações cotidianas como dividir uma pizza ou calcular a quantidade de ingredientes necessários para uma receita.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um mapa de empatia e entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com frações.
- Resolver situações-problema envolvendo a soma e subtração de frações em grupo.
- Participar ativamente das discussões em grupo e colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.