Aula sobre Soma E Subtracao De Numeros Decimais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A soma e subtração de números decimais é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como em compras, cálculo de notas fiscais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essas operações de forma mais precisa e eficiente, utilizando estratégias diversas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da soma e subtração de números decimais no cotidiano. Em seguida, mostre exemplos práticos de como essas operações são realizadas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a realização do projeto.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deve definir um problema relacionado à soma e subtração de números decimais que será resolvido ao longo do projeto. Auxilie na definição do problema e na elaboração de perguntas para guiar a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem pesquisar e discutir possíveis soluções para o problema definido. Auxilie na pesquisa e na seleção das alternativas mais adequadas.

  5. Etapa 5 - Solução do problema

    Os grupos devem escolher uma das alternativas geradas e realizar a solução do problema. Auxilie na resolução do problema e na verificação da razoabilidade das respostas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados obtidos e as estratégias utilizadas para a solução do problema. Avalie a apresentação e a compreensão dos conceitos pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre o processo

    Os alunos devem refletir sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada. Auxilie na reflexão e na identificação dos pontos positivos e negativos do projeto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados à soma e subtração de números decimais.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos relacionados à soma e subtração de números decimais.
  • Habilidade em resolver problemas envolvendo essas operações.
  • Participação ativa na pesquisa e na elaboração do projeto.
  • Habilidade em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.
  • Qualidade da apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da soma e subtração de números decimais no cotidiano.
  • Auxiliar na definição do problema e na elaboração de perguntas para guiar a pesquisa.
  • Auxiliar na pesquisa e na seleção das alternativas mais adequadas.
  • Auxiliar na resolução do problema e na verificação da razoabilidade das respostas.
  • Avaliar a apresentação e a compreensão dos conceitos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Definir um problema relacionado à soma e subtração de números decimais que será resolvido ao longo do projeto.
  • Pesquisar e discutir possíveis soluções para o problema definido.
  • Escolher uma das alternativas geradas e realizar a solução do problema.
  • Apresentar os resultados obtidos e as estratégias utilizadas para a solução do problema.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada.