Aula sobre Soma E Subtracao De Numeros Decimais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A soma e subtração de números decimais é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como em compras, cálculo de notas fiscais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essas operações de forma mais precisa e eficiente, utilizando estratégias diversas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância da soma e subtração de números decimais no cotidiano. Em seguida, mostre exemplos práticos de como essas operações são realizadas.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a realização do projeto.Etapa 3 - Definição do problema
Cada grupo deve definir um problema relacionado à soma e subtração de números decimais que será resolvido ao longo do projeto. Auxilie na definição do problema e na elaboração de perguntas para guiar a pesquisa.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os grupos devem pesquisar e discutir possíveis soluções para o problema definido. Auxilie na pesquisa e na seleção das alternativas mais adequadas.Etapa 5 - Solução do problema
Os grupos devem escolher uma das alternativas geradas e realizar a solução do problema. Auxilie na resolução do problema e na verificação da razoabilidade das respostas.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados obtidos e as estratégias utilizadas para a solução do problema. Avalie a apresentação e a compreensão dos conceitos pelos alunos.Etapa 7 - Reflexão sobre o processo
Os alunos devem refletir sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada. Auxilie na reflexão e na identificação dos pontos positivos e negativos do projeto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados à soma e subtração de números decimais.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos relacionados à soma e subtração de números decimais.
- Habilidade em resolver problemas envolvendo essas operações.
- Participação ativa na pesquisa e na elaboração do projeto.
- Habilidade em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.
- Qualidade da apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da soma e subtração de números decimais no cotidiano.
- Auxiliar na definição do problema e na elaboração de perguntas para guiar a pesquisa.
- Auxiliar na pesquisa e na seleção das alternativas mais adequadas.
- Auxiliar na resolução do problema e na verificação da razoabilidade das respostas.
- Avaliar a apresentação e a compreensão dos conceitos pelos alunos.
Ações do aluno
- Definir um problema relacionado à soma e subtração de números decimais que será resolvido ao longo do projeto.
- Pesquisar e discutir possíveis soluções para o problema definido.
- Escolher uma das alternativas geradas e realizar a solução do problema.
- Apresentar os resultados obtidos e as estratégias utilizadas para a solução do problema.
- Refletir sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada.