Aula sobre Soma E Subtracao De Numeros Decimais

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A soma e subtração de números decimais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras, cálculo de notas fiscais, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essas operações de forma mais precisa e eficiente, utilizando estratégias diversas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de seus colegas em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, entre outros critérios.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, explicando a importância da soma e subtração de números decimais e como ela é aplicada no cotidiano. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos para os alunos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão discutir sobre a importância da soma e subtração de números decimais em suas vidas. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos devem criar um template de avaliação por pares, contendo critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, entre outros. Auxilie na criação do template.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos devem resolver problemas em grupo, utilizando as estratégias aprendidas na aula. Cada grupo deve apresentar suas soluções para a turma.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Os grupos devem avaliar o desempenho de seus colegas, utilizando o template criado na etapa 3.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir sobre as avaliações recebidas e como podem melhorar em relação aos critérios avaliados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando a importância da soma e subtração de números decimais e como a metodologia Aprendizagem Entre Pares pode ser útil para o aprendizado dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação.
  • Estimular a cooperação e a comunicação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos em relação ao desempenho de seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Auxiliar na criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular a cooperação e a comunicação entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos em relação aos critérios estabelecidos.
  • Concluir a aula, reforçando a importância da soma e subtração de números decimais.

Ações do aluno

  • Discutir sobre a importância da soma e subtração de números decimais em suas vidas.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Resolver problemas em grupo, utilizando as estratégias aprendidas na aula.
  • Avaliar o desempenho de seus colegas.
  • Discutir sobre as avaliações recebidas e como podem melhorar em relação aos critérios avaliados.