Aula sobre Soma E Subtracao De Numeros Decimais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A soma e subtração de números decimais é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como em compras, cálculo de notas fiscais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essas operações de forma mais precisa e eficiente, utilizando estratégias diversas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e dificuldades dos usuários das operações com números decimais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da soma e subtração de números decimais no cotidiano. Mostre exemplos práticos e didáticos para os alunos poderem compreender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender melhor as necessidades e dificuldades dos usuários das operações com números decimais.

  3. Etapa 3 - Identificação das estratégias

    Com base no mapa de empatia, os alunos devem identificar as estratégias mais eficientes para realizar a soma e subtração de números decimais. Apresente exemplos práticos e didáticos para os alunos poderem compreender melhor as estratégias.

  4. Etapa 4 - Prática das estratégias

    Os alunos devem praticar as estratégias identificadas na etapa anterior, realizando exercícios de soma e subtração de números decimais. Auxilie os alunos durante a prática.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as estratégias utilizadas e as dificuldades encontradas durante a prática. O objetivo é que os alunos possam compartilhar suas experiências e aprender uns com os outros.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos devem fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os principais pontos abordados e tirando dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar a soma e subtração de números decimais de forma mais precisa e eficiente.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na identificação de estratégias para realizar as operações com números decimais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar as estratégias mais eficientes para realizar a soma e subtração de números decimais.
  • Habilidade dos alunos em aplicar as estratégias identificadas na prática.
  • Capacidade dos alunos em refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da soma e subtração de números decimais no cotidiano.
  • Auxiliar os alunos durante a prática das estratégias identificadas.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e dificuldades dos usuários das operações com números decimais.
  • Identificar as estratégias mais eficientes para realizar a soma e subtração de números decimais.
  • Praticar as estratégias identificadas e discutir em grupo as dificuldades encontradas durante a prática.