Aula sobre Soma E Subtracao De Numeros Decimais
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A soma e subtração de números decimais é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como em compras, cálculo de notas fiscais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essas operações de forma mais precisa e eficiente, utilizando estratégias diversas. A metodologia utilizada será o Estudo de Caso, na qual os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema relacionado ao tema e buscar soluções para ele. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos de forma prática e contextualizada.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da soma e subtração de números decimais no cotidiano. Mostre exemplos práticos para ilustrar a aplicação dessas operações.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos devem divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo deve escolher um tema relacionado à soma e subtração de números decimais para trabalhar.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentá-lo para a turma. Auxilie os alunos na definição do problema e na elaboração de perguntas para a pesquisa.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos devem realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Oriente os alunos na escolha das fontes de pesquisa e na elaboração das perguntas para as entrevistas.Etapa 5 - Análise do contexto
Com base nos dados coletados, os grupos devem analisar o contexto do problema e identificar as possíveis causas e soluções para ele. Auxilie os alunos na interpretação dos dados e na elaboração de hipóteses.Etapa 6 - Comparação
Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar as conclusões para a turma. Auxilie os alunos na interpretação dos dados e na elaboração de gráficos e tabelas para a apresentação.Etapa 7 - Soluções
Com base nas conclusões apresentadas, os grupos devem propor soluções para o problema identificado e elaborar um infográfico para disseminar a informação. Auxilie os alunos na elaboração do infográfico e na apresentação para a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de dados.
- Promover a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
- Estimular a reflexão crítica sobre problemas do cotidiano e a busca por soluções.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
- Coerência e clareza na análise dos dados e na apresentação das conclusões.
- Criatividade e qualidade do infográfico elaborado pelos grupos.
- Capacidade de trabalho em grupo e respeito às opiniões dos colegas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha dos temas e na definição dos problemas a serem trabalhados.
- Auxiliar os alunos na elaboração das perguntas para as pesquisas e entrevistas.
- Orientar os alunos na interpretação dos dados e na elaboração das conclusões.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar pesquisas e entrevistas com qualidade.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
- Analisar os dados coletados de forma crítica e coerente.
- Elaborar um infográfico de qualidade para disseminar a informação.