Aula sobre Soma E Subtracao De Numeros Decimais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A soma e subtração de números decimais é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como em compras, cálculo de notas fiscais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essas operações de forma mais precisa e eficiente, utilizando estratégias diversas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize sua importância no cotidiano dos alunos. Em seguida, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre soma e subtração de números decimais, disponibilizado por você. Em seguida, devem responder a um questionário online para avaliar seu entendimento sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre soma e subtração de números decimais, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente e auxilie os alunos durante a criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias centrais e sub-ideias. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e esclareça possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de soma e subtração de números decimais, utilizando situações do cotidiano dos alunos. Os alunos devem resolver os exemplos em grupos, utilizando as estratégias aprendidas na aula.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir suas resoluções e estratégias utilizadas para resolver os exemplos práticos. Medeie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância da soma e subtração de números decimais no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e das estratégias utilizadas para realizar a soma e subtração de números decimais.
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação e colaboração durante a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Apresentar exemplos práticos e estimular a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo e responder ao questionário online.
  • Criar o mapa conceitual sobre soma e subtração de números decimais.
  • Resolver os exemplos práticos em grupo e participar da discussão em grupo.