Aula sobre Soma E Subtracao De Numeros Decimais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A soma e subtração de números decimais é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como em compras, cálculo de notas fiscais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essas operações de forma mais precisa e eficiente, utilizando estratégias diversas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize sua importância no cotidiano dos alunos. Em seguida, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre soma e subtração de números decimais, disponibilizado por você. Em seguida, devem responder a um questionário online para avaliar seu entendimento sobre o tema.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre soma e subtração de números decimais, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente e auxilie os alunos durante a criação do mapa.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias centrais e sub-ideias. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de soma e subtração de números decimais, utilizando situações do cotidiano dos alunos. Os alunos devem resolver os exemplos em grupos, utilizando as estratégias aprendidas na aula.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos devem discutir suas resoluções e estratégias utilizadas para resolver os exemplos práticos. Medeie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância da soma e subtração de números decimais no cotidiano dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante a discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema e das estratégias utilizadas para realizar a soma e subtração de números decimais.
- Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação e colaboração durante a discussão em grupo.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Mediar a discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.
- Apresentar exemplos práticos e estimular a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo e responder ao questionário online.
- Criar o mapa conceitual sobre soma e subtração de números decimais.
- Resolver os exemplos práticos em grupo e participar da discussão em grupo.