Aula sobre Sombras E A Vara De Gnomon

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O tema "Sombras e a vara de gnômon" é um assunto muito interessante e pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes de diversas formas, como na construção de relógios de sol, na previsão do tempo e na compreensão dos movimentos da Terra em relação ao Sol. Nesta aula, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada para desenvolver a habilidade dos alunos em inferir as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano. Para isso, os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão uma vara para observar as mudanças na sombra ao longo do dia.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os grupos deverão registrar em seus diários de bordo as observações realizadas na etapa anterior e levantar questões sobre o fenômeno observado, como por exemplo: Por que a sombra muda de tamanho e direção? Por que a sombra some em determinados momentos do dia? Qual a utilidade de observarmos a variação da sombra?

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre o assunto em livros didáticos, enciclopédias, internet e outros materiais disponíveis. O objetivo é que eles busquem informações para responder às questões levantadas na etapa anterior.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Com base na pesquisa realizada, os grupos deverão apresentar alternativas para responder às questões levantadas na etapa de problematização. Eles deverão registrar as alternativas em seus diários de bordo.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão escolher a alternativa mais adequada para responder às questões levantadas na etapa de problematização. Em seguida, deverão apresentar a solução encontrada e registrar no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça considerações e sugestões acerca das soluções de cada grupo e diga a aplicabilidade da variação da posição da sombra para os povos antigos.

  7. Etapa 7 - Atividade prática

    Para finalizar a aula, os alunos serão desafiados a construir um relógio de sol utilizando uma vara de gnômon e aplicar os conceitos aprendidos na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de observação e registro de fenômenos naturais.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações.
  • Desenvolver a habilidade de inferência e resolução de problemas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Estimular a criatividade e a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de observação e registro de fenômenos naturais.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Capacidade de inferência e resolução de problemas.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Criatividade e aplicação prática dos conceitos aprendidos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na realização das atividades.
  • Conduzir a discussão em sala de aula e estimular a participação dos alunos.
  • Fornecer feedbacks e orientações para os grupos.
  • Estimular a construção do relógio de sol.

Ações do aluno

  • Observar e registrar as mudanças na sombra de uma vara ao longo do dia.
  • Pesquisar sobre o assunto em materiais disponíveis.
  • Levantar questões e apresentar alternativas para responder às questões levantadas.
  • Escolher a alternativa mais adequada para responder às questões levantadas.
  • Construir um relógio de sol utilizando uma vara de gnômon.