Aula sobre Sombras E A Vara De Gnomon

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A sombra é um fenômeno natural que todos nós experimentamos diariamente, mas você já parou para pensar como ela é formada? Nesta aula de ciências, vamos explorar como a sombra é formada e como ela pode nos ajudar a entender os movimentos da Terra e do Sol. Para isso, vamos utilizar a vara de gnômon, um instrumento utilizado desde a Antiguidade para medir o tempo. Vamos aprender como a sombra da vara muda ao longo do dia e ao longo do ano e como isso pode nos mostrar os movimentos relativos entre a Terra e o Sol.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de sombra e a vara de gnômon. Em seguida, irá explorar com a turma os movimentos da Terra e do Sol e como eles influenciam a sombra da vara. Para isso, utilize imagens e vídeos explicativos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um esboço de como a vara de gnômon pode ser utilizada para medir o tempo, o que inclui a marcação dos momentos importantes do dia. Eles também irão desenhar a sombra da vara em diferentes momentos do dia e em diferentes épocas do ano.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus esboços e a turma irá decidir qual é o melhor método para medir o tempo utilizando a vara de gnômon e qual é a melhor forma de desenhar a sombra da vara em diferentes momentos do dia e do ano.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos irão criar um protótipo do método escolhido para medir o tempo utilizando a vara de gnômon. Eles também irão desenhar a sombra da vara em diferentes momentos do dia e do ano utilizando materiais como papel, lápis e régua.

    Pode ser também algo mais prático, como fornecer materiais para o grupo desenvolver seu próprio “relógio” gnômon em um espaço aberto.


  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos e a turma irá testar cada método para medir o tempo utilizando a vara de gnômon. Eles também irão comparar as sombras desenhadas nos diferentes momentos do dia e do ano.

  6. Etapa 6 - Apontamentos gerais

    Explique os pontos de desenvolvimento e acertos de cada grupo.

  7. Etapa 7 - E depois?

    Quando e o que substituiu a vara de gnômon? Pesquisa para casa

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de soluções para problemas.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação dos esboços e protótipos.
  • Clareza e precisão na representação da sombra da vara em diferentes momentos do dia e do ano.
  • Evidência de compreensão dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e didática o conceito de sombra e a vara de gnômon.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas etapas do Design Sprint.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos durante as etapas de criação dos esboços e protótipos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação dos esboços e protótipos.
  • Utilizar a criatividade para propor soluções para o problema apresentado.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e apresentações.