Aula sobre Sombras E A Vara De Gnomon
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O tema "Sombras e a vara de gnômon" é muito interessante, pois permite que os alunos compreendam melhor os movimentos da Terra e sua relação com o Sol. A vara de gnômon é uma ferramenta muito antiga, utilizada por gregos e egípcios para medir as sombras e o tempo. Atualmente, ela é usada em relógios de sol. Os alunos irão aprender como a vara de gnômon é usada para medir as sombras e como isso está relacionado aos movimentos da Terra. Eles também irão criar um template de registro de aprendizagem, que ajudará a acompanhar o progresso em cada etapa do processo de ensino e aprendizagem.
Etapa 1 - Check-in
Inicie uma breve conversa sobre o que os alunos sabem sobre sombras e a vara de gnômon. Peça que eles compartilhem suas ideias e anote-as no quadro. Em seguida, apresente o objetivo da atividade e explique como a vara de gnômon é usada para medir as sombras.Etapa 2 - Experimento
Divida a turma em grupos e distribua os materiais (varas de gnômon, folhas de papel, lápis e régua). Peça que eles criem sombras em diferentes horários do dia e meçam o comprimento das sombras. Em seguida, peça que eles comparem os resultados e discutam as diferenças. Peça que um representante de cada grupo apresente os resultados para a turma.Etapa 3 - Discussão
Inicie uma discussão em grupo sobre os resultados do experimento. Peça que os alunos compartilhem suas hipóteses sobre as diferenças nas sombras em diferentes horários do dia. Em seguida, explique como a inclinação do eixo da Terra e sua órbita em torno do Sol afetam as sombras.Etapa 4 - Check-out
Peça que os alunos completem seu template de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam durante a aula. Em seguida, peça que compartilhem suas reflexões com a turma.Etapa 5 - Tarefa de casa
Peça que os alunos pesquisem sobre a história da vara de gnômon e escrevam um pequeno texto sobre o assunto.Etapa 6 - Discussão em sala de aula
Inicie uma discussão em sala de aula sobre os resultados da pesquisa dos alunos. Peça que compartilhem o que descobriram e discutam como a vara de gnômon foi utilizada no passado e como é usada atualmente.Etapa 7 - Check-out final
Peça que os alunos completem seu template de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam durante a aula e a pesquisa de casa. Em seguida, peça que compartilhem suas reflexões com a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a compreensão dos movimentos da Terra e sua relação com o Sol.
- Desenvolver a capacidade de observação e experimentação dos alunos.
- Estimular a pesquisa e a curiosidade dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de registro e acompanhamento do processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em sala de aula.
- Compreensão dos conceitos relacionados aos movimentos da Terra e da vara de gnômon.
- Capacidade de observação e experimentação.
- Qualidade da pesquisa realizada em casa.
- Habilidade de registro e acompanhamento do processo de aprendizagem.
Ações do professor
- Preparar os materiais necessários para as atividades em sala de aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
- Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades.
- Incentivar a pesquisa e a curiosidade dos alunos.
- Avaliar o progresso dos alunos e fornecer feedback.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em sala de aula.
- Realizar as atividades experimentais com cuidado e atenção.
- Pesquisar e escrever sobre a história da vara de gnômon.
- Registrar seu progresso e reflexões no template de registro de aprendizagem.
- Compartilhar suas ideias e reflexões com a turma.