Aula sobre Sombras E A Vara De Gnomon

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A atividade "Sombras e a vara de gnômon" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. Para contextualizar o tema, pode-se fazer perguntas aos alunos sobre o que eles sabem sobre sombras e o que elas podem indicar. É possível também destacar como a variação da sombra pode ser observada em diferentes momentos do dia, como o nascer e o pôr do sol, e como isso pode ser usado para se orientar.

  1. Etapa 1 - Estudo prévio

    Os alunos devem assistir a um vídeo sobre sombras e a vara de gnômon, que pode ser encontrado em plataformas digitais. Em seguida, devem ler um texto sobre o tema e responder a um questionário online com perguntas sobre o conteúdo estudado.

    Sugestão de vídeo:

    [Astronomia em casa - QUEM COM GNOMON MEDE, O TEMPO SERÁ MEDIDO](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3DccX2ZcvkvbU%26ab_channel%3DInstitutoIprodesc&sa=D&source=editors&ust=1688495515706534&usg=AOvVaw2q5MA6cRT2N_4_sHMH_hMh)


  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema, fazendo perguntas aos alunos sobre o que eles sabem sobre sombras e o que elas podem indicar. Em seguida, deve apresentar a atividade e explicar como ela será realizada.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Os alunos devem realizar a atividade prática, que consiste em observar a sombra de uma vara (gnômon) em diferentes momentos do dia e em diferentes períodos do ano, anotando as mudanças observadas e fazendo inferências sobre os movimentos da Terra e do Sol.

  5. Etapa 5 - Discussão e análise dos resultados

    Os alunos devem discutir em grupo os resultados obtidos na atividade prática, usando o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e discutir sobre o que aprenderam.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese da aula e reforçar os principais conceitos trabalhados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem responder a um questionário online com perguntas sobre o conteúdo estudado e sobre a atividade prática realizada.

    Dica de site para criar é o Wordwall.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos por meio da criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenvolver a capacidade de observação e análise crítica dos alunos por meio da atividade prática.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos trabalhados na aula.
  • Participação ativa na atividade prática e na discussão em grupo.
  • Criatividade e capacidade de avaliação na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade de observação e análise crítica dos resultados obtidos na atividade prática.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar a atividade.
  • Proporcionar materiais didáticos para estudo prévio.
  • Facilitar a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Orientar os alunos na atividade prática e na discussão em grupo.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais conceitos trabalhados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Assistir ao vídeo e ler o texto sobre o tema.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Realizar a atividade prática e anotar as mudanças observadas.
  • Participar da discussão em grupo e avaliar a atividade por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs.