Aula sobre Sombras E A Vara De Gnomon
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A atividade "Sombras e a vara de gnômon" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. Para contextualizar o tema, pode-se fazer perguntas aos alunos sobre o que eles sabem sobre sombras e o que elas podem indicar. É possível também destacar como a variação da sombra pode ser observada em diferentes momentos do dia, como o nascer e o pôr do sol, e como isso pode ser usado para se orientar.
Etapa 1 - Estudo prévio
Os alunos devem assistir a um vídeo sobre sombras e a vara de gnômon, que pode ser encontrado em plataformas digitais. Em seguida, devem ler um texto sobre o tema e responder a um questionário online com perguntas sobre o conteúdo estudado.Sugestão de vídeo:
[Astronomia em casa - QUEM COM GNOMON MEDE, O TEMPO SERÁ MEDIDO](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3DccX2ZcvkvbU%26ab_channel%3DInstitutoIprodesc&sa=D&source=editors&ust=1688495515706534&usg=AOvVaw2q5MA6cRT2N_4_sHMH_hMh)
Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema, fazendo perguntas aos alunos sobre o que eles sabem sobre sombras e o que elas podem indicar. Em seguida, deve apresentar a atividade e explicar como ela será realizada.Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 4 - Atividade prática
Os alunos devem realizar a atividade prática, que consiste em observar a sombra de uma vara (gnômon) em diferentes momentos do dia e em diferentes períodos do ano, anotando as mudanças observadas e fazendo inferências sobre os movimentos da Terra e do Sol.Etapa 5 - Discussão e análise dos resultados
Os alunos devem discutir em grupo os resultados obtidos na atividade prática, usando o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e discutir sobre o que aprenderam.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese da aula e reforçar os principais conceitos trabalhados.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos devem responder a um questionário online com perguntas sobre o conteúdo estudado e sobre a atividade prática realizada.Dica de site para criar é o Wordwall.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
- Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos por meio da criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Desenvolver a capacidade de observação e análise crítica dos alunos por meio da atividade prática.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos trabalhados na aula.
- Participação ativa na atividade prática e na discussão em grupo.
- Criatividade e capacidade de avaliação na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Capacidade de observação e análise crítica dos resultados obtidos na atividade prática.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar a atividade.
- Proporcionar materiais didáticos para estudo prévio.
- Facilitar a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Orientar os alunos na atividade prática e na discussão em grupo.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais conceitos trabalhados.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
- Assistir ao vídeo e ler o texto sobre o tema.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Realizar a atividade prática e anotar as mudanças observadas.
- Participar da discussão em grupo e avaliar a atividade por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs.