Aula sobre Soneto

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O soneto é uma forma poética muito utilizada na literatura brasileira e mundial. Ele é composto por 14 versos, geralmente divididos em dois quartetos e dois tercetos. O objetivo desta aula é ensinar aos alunos como escrever um soneto, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Para isso, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o conceito de soneto e sua estrutura. Em seguida, mostre alguns exemplos de sonetos famosos, como "Soneto de Fidelidade" de Vinícius de Moraes e "Soneto da Separação" de Drummond.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos irão receber um problema relacionado ao soneto, como "Como escrever um soneto sobre amor em 14 versos?”, e deverão discutir em grupo possíveis soluções para o problema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o tema em livros, sites e outras fontes disponíveis na sala de aula.

  4. Etapa 4 - Sistematização

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Prática

    Os alunos irão escrever um soneto sobre um tema escolhido pelo professor, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como guia.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os alunos irão compartilhar seus sonetos com a turma e receber feedback dos colegas e do professor.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos trabalhados, além disso, responda possíveis dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever um soneto.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e refletir sobre seu próprio trabalho.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da estrutura do soneto.
  • Criatividade e originalidade na escolha do tema.
  • Coerência e coesão na escrita do soneto.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação e colaboração durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de soneto e sua estrutura.
  • Propor um problema para os alunos discutirem em grupo.
  • Orientar a pesquisa dos alunos.
  • Auxiliar na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Dar feedback aos alunos sobre seus sonetos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo possíveis soluções para o problema proposto.
  • Pesquisar sobre o tema do soneto.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Escrever um soneto sobre um tema escolhido pelo professor.
  • Compartilhar seus sonetos com a turma e dar feedback aos colegas.