Aula sobre Soneto

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O soneto é um tipo de poema, com origem na Itália, no século XIII, e se popularizou ao longo dos séculos em diversos países, inclusive no Brasil. Ele é composto por 14 versos, divididos em dois quartetos e dois tercetos, e segue uma rígida estrutura métrica e rímica. O soneto é uma forma poética que permite ao autor explorar temas diversos, como amor, natureza, religião, política, entre outros. Os alunos irão aprender sobre a estrutura do soneto e como ela pode ser utilizada para expressar ideias e sentimentos de forma poética. Além disso, a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para os alunos poderem criar um template de avaliação por pares, desenvolvendo habilidades de leitura e avaliação crítica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema da aula e contextualize o soneto, explicando sua origem e características. Em seguida, apresente exemplos de sonetos e suas temáticas, como o soneto "Amor é fogo que arde sem se ver", de Luís de Camões. Estimule os alunos a fazer perguntas e comentários sobre os exemplos apresentados.

  2. Etapa 2 - Explorando a estrutura do soneto

    Explique a estrutura do soneto, mostrando como os 14 versos são divididos em quartetos e tercetos, e como funciona a rima e a métrica. Depois, peça aos alunos para analisar exemplos de sonetos e identificar essas características.

  3. Etapa 3 - Criando um soneto em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um soneto sobre um tema escolhido pelo professor. Cada grupo deverá seguir a estrutura do soneto e explorar a temática escolhida. Circule pela sala, auxiliando os grupos e tirando as dúvidas.

  4. Etapa 4 - Template de avaliação por pares

    Os alunos irão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada critério deverá ser preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação dos sonetos

    Cada grupo irá apresentar seu soneto para a turma e receberá a avaliação dos outros grupos, utilizando o template criado na etapa anterior. Medie a discussão, estimulando a reflexão crítica sobre os sonetos apresentados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a continuarem explorando a poesia em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreensão e produção de textos poéticos.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Fomentar a colaboração e a avaliação crítica entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da poesia na cultura e na sociedade.
  • Desenvolver habilidades de leitura e avaliação crítica.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: Como o grupo se organizou para criar o soneto e apresentá-lo.
  • Construção dos argumentos: Como o grupo explorou a temática escolhida e utilizou a estrutura do soneto para expressar suas ideias.
  • Apresentação e comunicação: Como o grupo se apresentou e comunicou seus argumentos para a turma.
  • Desempenho geral: Avaliação geral do desempenho do grupo na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o soneto.
  • Explicar a estrutura do soneto e orientar a criação dos grupos.
  • Auxiliar os grupos durante a criação dos sonetos e tirar dúvidas.
  • Mediar a avaliação dos sonetos e estimular a reflexão crítica.
  • Fazer uma síntese da aula e destacar os principais aprendizados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e comentários.
  • Criar um soneto em grupo, explorando a temática escolhida e seguindo a estrutura do soneto.
  • Criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação.
  • Avaliar os sonetos dos outros grupos, utilizando o template criado na etapa anterior.
  • Refletir sobre os aprendizados da aula e sobre a importância da poesia na cultura e na sociedade.