Aula sobre Soneto
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O soneto é um dos gêneros poéticos mais conhecidos e estudados na literatura. Ele é composto por 14 versos, divididos em duas estrofes: uma quadra (4 versos) e um terceto (3 versos). O soneto surgiu na Itália, no século XIII, sendo popularizado por poetas como Petrarca e Dante Alighieri. No Brasil, o soneto foi muito utilizado pelos poetas do movimento modernista, como Vinicius de Moraes e Cecília Meireles. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker para os alunos criarem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente aos alunos o tema da aula: o soneto. Faça uma breve contextualização sobre o gênero poético e sua estrutura. Apresente exemplos de sonetos e peça para os alunos identificarem as características do gênero.Etapa 2 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". O objetivo é que os alunos utilizem esse template para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. O professor deve orientar os alunos na criação do template e fornecer exemplos práticos.Etapa 3 - Leitura de sonetos
Os alunos irão ler sonetos de diferentes autores e épocas. Selecione os sonetos previamente ou peça para os alunos escolherem. Durante a leitura, os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 4 - Identificação das características do soneto
Os alunos irão identificar as características do soneto nos textos lidos. Entregue a eles um roteiro com as características do gênero ou peça para os alunos identificarem por conta própria.Etapa 5 - Produção de sonetos
Os alunos irão produzir sonetos utilizando as características identificadas na etapa anterior. Oriente os alunos na produção dos textos e forneça exemplos práticos.Etapa 6 - Apresentação dos sonetos
Os alunos irão apresentar os sonetos produzidos para a turma. Durante as apresentações, os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 7 - Avaliação da atividade
Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos poéticos utilizando as características do soneto.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e refletir sobre a própria produção textual.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as características do gênero poético.
Critérios de avaliação
- Utilização das características do soneto na produção textual.
- Coerência e coesão do texto produzido.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Fornecer exemplos práticos de sonetos e de produção textual.
- Avaliar a atividade dos alunos e fornecer feedbacks.
Ações do aluno
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Ler sonetos e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Produzir um soneto e apresentar para a turma.