Aula sobre Soneto

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O soneto é um dos gêneros poéticos mais conhecidos e estudados na literatura. Ele é composto por 14 versos, divididos em duas estrofes: uma quadra (4 versos) e um terceto (3 versos). O soneto surgiu na Itália, no século XIII, sendo popularizado por poetas como Petrarca e Dante Alighieri. No Brasil, o soneto foi muito utilizado pelos poetas do movimento modernista, como Vinicius de Moraes e Cecília Meireles. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker para os alunos criarem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos o tema da aula: o soneto. Faça uma breve contextualização sobre o gênero poético e sua estrutura. Apresente exemplos de sonetos e peça para os alunos identificarem as características do gênero.

  2. Etapa 2 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". O objetivo é que os alunos utilizem esse template para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. O professor deve orientar os alunos na criação do template e fornecer exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Leitura de sonetos

    Os alunos irão ler sonetos de diferentes autores e épocas. Selecione os sonetos previamente ou peça para os alunos escolherem. Durante a leitura, os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  4. Etapa 4 - Identificação das características do soneto

    Os alunos irão identificar as características do soneto nos textos lidos. Entregue a eles um roteiro com as características do gênero ou peça para os alunos identificarem por conta própria.

  5. Etapa 5 - Produção de sonetos

    Os alunos irão produzir sonetos utilizando as características identificadas na etapa anterior. Oriente os alunos na produção dos textos e forneça exemplos práticos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos sonetos

    Os alunos irão apresentar os sonetos produzidos para a turma. Durante as apresentações, os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  7. Etapa 7 - Avaliação da atividade

    Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos poéticos utilizando as características do soneto.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e refletir sobre a própria produção textual.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as características do gênero poético.

Critérios de avaliação

  • Utilização das características do soneto na produção textual.
  • Coerência e coesão do texto produzido.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fornecer exemplos práticos de sonetos e de produção textual.
  • Avaliar a atividade dos alunos e fornecer feedbacks.

Ações do aluno

  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Ler sonetos e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Produzir um soneto e apresentar para a turma.