Aula sobre Soneto

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O soneto é um dos gêneros poéticos mais conhecidos e utilizados na literatura mundial. Ele é composto por 14 versos e possui uma estrutura fixa, que pode ser dividida em dois quartetos e dois tercetos. O soneto é uma forma poética que permite ao autor explorar temas diversos, como amor, política, religião, entre outros. Os alunos irão aprender sobre a estrutura do soneto e como ela pode ser utilizada para expressar ideias e sentimentos. A metodologia utilizada será o Design Sprint, em que os alunos irão criar um template com 5 etapas, que serão aplicadas na criação de um soneto.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos a estrutura do soneto, explicando a diferença entre quartetos e tercetos e como eles devem ser organizados. Apresente exemplos de sonetos de autores famosos nacionais e internacionais, como, Vinicius de Morais, William Shakespeare, etc.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão escolher um tema para o seu soneto e irão fazer um esboço da estrutura que irão utilizar. Oriente-os na escolha do tema e na organização dos versos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Nessa etapa, os alunos irão decidir quais palavras e expressões irão utilizar no seu soneto. Guie-os na escolha das palavras e na organização das rimas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão escrever o seu soneto, seguindo a estrutura definida nas etapas anteriores. Auxiliá\-los na revisão do texto e na correção de possíveis erros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Nessa etapa, os alunos irão apresentar o seu soneto para a turma e irão receber feedbacks dos colegas e do professor. O objetivo é que eles possam aprimorar o seu texto e aprender com os erros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de expressão escrita dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos estudantes;
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar em grupo e aprender com os colegas;
  • Aplicar a metodologia Design Sprint para solução de problemas;
  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de textos poéticos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da estrutura do soneto;
  • Coerência e coesão entre os versos;
  • Originalidade na escolha do tema e na construção do texto;
  • Uso adequado da língua portuguesa;
  • Participação nas etapas do Design Sprint.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na organização dos versos;
  • Corrigir possíveis erros gramaticais e ortográficos;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos estudantes;
  • Proporcionar feedbacks construtivos aos alunos;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante as etapas do Design Sprint.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para o seu soneto;
  • Organizar os versos conforme a estrutura do soneto;
  • Escolher as palavras e expressões que serão utilizadas no texto;
  • Revisar o texto e corrigir possíveis erros;
  • Apresentar o seu soneto para a turma e receber feedbacks dos colegas e do professor.