Aula sobre Soneto
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O soneto é um dos gêneros poéticos mais conhecidos e utilizados na literatura mundial. Ele é composto por 14 versos e possui uma estrutura fixa, que pode ser dividida em dois quartetos e dois tercetos. O soneto é uma forma poética que permite ao autor explorar temas diversos, como amor, política, religião, entre outros. Os alunos irão aprender sobre a estrutura do soneto e como ela pode ser utilizada para expressar ideias e sentimentos. A metodologia utilizada será o Design Sprint, em que os alunos irão criar um template com 5 etapas, que serão aplicadas na criação de um soneto.
Etapa 1 - Entender
Apresente aos alunos a estrutura do soneto, explicando a diferença entre quartetos e tercetos e como eles devem ser organizados. Apresente exemplos de sonetos de autores famosos nacionais e internacionais, como, Vinicius de Morais, William Shakespeare, etc.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão escolher um tema para o seu soneto e irão fazer um esboço da estrutura que irão utilizar. Oriente-os na escolha do tema e na organização dos versos.Etapa 3 - Decidir
Nessa etapa, os alunos irão decidir quais palavras e expressões irão utilizar no seu soneto. Guie-os na escolha das palavras e na organização das rimas.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão escrever o seu soneto, seguindo a estrutura definida nas etapas anteriores. Auxiliá\-los na revisão do texto e na correção de possíveis erros.Etapa 5 - Testar
Nessa etapa, os alunos irão apresentar o seu soneto para a turma e irão receber feedbacks dos colegas e do professor. O objetivo é que eles possam aprimorar o seu texto e aprender com os erros.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de expressão escrita dos alunos;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos estudantes;
- Proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar em grupo e aprender com os colegas;
- Aplicar a metodologia Design Sprint para solução de problemas;
- Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de textos poéticos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta da estrutura do soneto;
- Coerência e coesão entre os versos;
- Originalidade na escolha do tema e na construção do texto;
- Uso adequado da língua portuguesa;
- Participação nas etapas do Design Sprint.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do tema e na organização dos versos;
- Corrigir possíveis erros gramaticais e ortográficos;
- Estimular a criatividade e a originalidade dos estudantes;
- Proporcionar feedbacks construtivos aos alunos;
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante as etapas do Design Sprint.
Ações do aluno
- Escolher um tema para o seu soneto;
- Organizar os versos conforme a estrutura do soneto;
- Escolher as palavras e expressões que serão utilizadas no texto;
- Revisar o texto e corrigir possíveis erros;
- Apresentar o seu soneto para a turma e receber feedbacks dos colegas e do professor.