Aula sobre Soneto

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O soneto é um dos gêneros poéticos mais conhecidos e apreciados da literatura. Ele é caracterizado por ter 14 versos, geralmente divididos em dois quartetos e dois tercetos, com rimas definidas e uma métrica específica. Podendo ser encontrado em diversas obras literárias e também utilizado em diversas situações, como declarações de amor, homenagens, críticas sociais, entre outras. Utilizaremos a metodologia Design Thinking para os alunos criarem um mapa de empatia do eu lírico do soneto, a fim de compreender melhor esse gênero poético e suas características.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é um soneto, suas características e exemplos de sonetos famosos. Em seguida, apresente a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos formam grupos e criam um mapa de empatia do eu lírico do soneto, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é compreender melhor o gênero poético e suas características.

  3. Etapa 3 - Análise dos Mapas

    Os grupos apresentam seus mapas de empatia e fazem uma análise coletiva sobre as informações obtidas. Guie a discussão, ressaltando as características do soneto e como elas foram representadas nos mapas.

  4. Etapa 4 - Criação de um Soneto em Grupo

    Os alunos formam novos grupos e criam um soneto em conjunto, utilizando as informações obtidas nos mapas de empatia. Oriente os grupos e dê dicas sobre a criação de um soneto.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Sonetos

    Cada grupo apresenta seu soneto para a turma. O professor, faça uma análise coletiva dos sonetos, ressaltando as características do gênero poético e dando feedbacks sobre a criação dos grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão e Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma reflexão coletiva sobre o que foi aprendido e como a metodologia Design Thinking pode ser aplicada em outras situações de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreensão e análise de gêneros literários.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de expressão escrita em um gênero específico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criação de um mapa de empatia completo e coerente com as características do soneto.
  • Criação de um soneto que respeite as características do gênero poético.

Ações do professor

  • Explicar as características do soneto e apresentar exemplos.
  • Orientar os grupos na criação do mapa de empatia e do soneto.
  • Fazer análises coletivas dos mapas e dos sonetos, ressaltando as características do gênero poético.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um mapa de empatia completo e coerente com as características do soneto.
  • Criar um soneto que respeite as características do gênero poético.