Spot e vinheta

Você ouve rádio? Sabe a diferença entre spot e vinheta? Vem aprender mais nessa aula de Português!

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Observe as informações abaixo:

    I. Expõe produtos e serviços.

    II. Fala natural e música neutra.

    III. Aumenta o desejo de consumo.

    A) Todas se referem somente ao spot.

    B) Todas se referem somente à vinheta.

    C) Todas servem tanto para o spot quanto para a vinheta.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Cultura Maker:

    Nesta atividade, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, os alunos serão desafiados a explorar e compreender os gêneros publicitários, mais especificamente os spots e vinhetas. A intenção pedagógica é ampliar as possibilidades de compreensão e produção de textos pertencentes a esses gêneros, promovendo a criatividade, a capacidade de expressão e o trabalho colaborativo dos alunos. Por meio da análise de exemplos, discussões em grupo e o uso de recursos tecnológicos, os estudantes terão a oportunidade de criar seus próprios spots e vinhetas, exercitando habilidades de comunicação oral e escrita, pensamento crítico e o uso de ferramentas de edição de áudio e vídeo. Ao final, os trabalhos serão apresentados, proporcionando momentos de reflexão, troca de ideias e feedback entre os colegas. Essa atividade visa despertar nos alunos um olhar mais atento e criativo para a linguagem publicitária e sua influência no cotidiano.
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  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    Nesta atividade, será trabalhada com a análise de peças publicitárias, como spots e vinhetas. Esses tipos de mídias estão presentes em nosso cotidiano e são utilizados para chamar a atenção do público para determinados produtos ou serviços. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como ferramenta de avaliação para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  5. 5. Rotação por estações:

    Nesta atividade, vamos aprender sobre spots e vinhetas, que são peças publicitárias curtas, usadas em diferentes mídias como TV, rádio e internet, para chamar a atenção do público-alvo para um produto ou serviço. Vamos entender como essas peças são elaboradas, quais são seus elementos principais e como eles são importantes para a comunicação efetiva com o público. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e irão realizar diferentes atividades relacionadas ao tema.
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  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Nesta atividade, será trabalhado o tema "Spot e vinhetas". Os alunos farão análises e comparações de diferentes peças publicitárias, como spots, jingle e vídeos. O objetivo é que eles identifiquem a articulação entre essas peças em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão. Com isso, serão ampliadas as possibilidades de compreensão e produção de textos pertencentes a esses gêneros. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  7. 7. Design Thinking:

    A publicidade é uma das áreas mais presentes em nosso cotidiano. A todo momento, estamos expostos a propagandas em diferentes mídias, como TV, rádio, internet, entre outros. Nessa atividade, será trabalhada a análise de peças publicitárias, com foco no spot e na vinheta. Será desenvolvida a habilidade dos alunos em analisar e comparar essas peças, percebendo a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, em que os alunos vão criar um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor o público-alvo e, assim, desenvolver uma campanha publicitária mais eficiente.
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  8. 8. Design Sprint:

    O tema "Spot e Vinheta" é muito presente no cotidiano dos estudantes, em propagandas de rádio e televisão, por exemplo. Nesta atividade, será trabalhada a habilidade de análise e comparação de peças publicitárias, para perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias e a adequação dessas peças ao público-alvo e aos objetivos do anunciante e/ou da campanha. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa para solução de problemas, que envolve a criação de um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
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