Aula sobre Spot E Vinheta
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O tema "Spot e Vinheta" é muito presente no cotidiano dos estudantes, em propagandas de rádio e televisão, por exemplo. Nesta atividade, será trabalhada a habilidade de análise e comparação de peças publicitárias, para perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias e a adequação dessas peças ao público-alvo e aos objetivos do anunciante e/ou da campanha. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa para solução de problemas, que envolve a criação de um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Faça uma breve apresentação sobre o tema, explicando o que é um spot e uma vinheta, e como eles são utilizados em campanhas publicitárias.Etapa 2 - Entender
Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Entregue a cada grupo diferentes peças publicitárias (spots e vinhetas), que deverão ser analisadas e comparadas pelos alunos, a fim de entenderem como eles são construídos e quais são seus elementos principais.Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo deverá criar um esboço de uma campanha publicitária, utilizando como base os elementos identificados na etapa anterior. Os grupos devem escrever um roteiro para um spot ou vinheta.Etapa 4 - Decidir
Cada grupo apresentará seu esboço para a turma, e juntos irão decidir qual é a melhor ideia e qual deve ser a campanha escolhida para ser prototipada.Etapa 5 - Prototipar
Cada grupo irá produzir um protótipo da campanha escolhida, utilizando os recursos disponíveis na sala de aula (celulares, tablets, laptops).Etapa 6 - Testar
Cada grupo apresentará sua campanha para a turma, e juntos irão analisar e comparar as diferentes propostas, identificando os elementos que foram mais eficazes na construção de uma campanha publicitária.Etapa 7 - Reflexão
Faça uma reflexão com os alunos sobre a importância da análise e comparação de peças publicitárias, e como essa habilidade pode ser aplicada em outras áreas da vida.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e comparação de peças publicitárias;
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma campanha publicitária;
- Trabalhar a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos elementos que compõem um spot e uma vinheta;
- Criação de uma campanha publicitária criativa e eficaz;
- Apresentação clara e objetiva da campanha.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia a ser utilizada;
- Acompanhar e orientar os grupos durante o processo de criação da campanha publicitária;
- Proporcionar recursos para a produção dos protótipos.
Ações do aluno
- Analisar e comparar as peças publicitárias;
- Criar um esboço de uma campanha publicitária;
- Produzir um protótipo da campanha escolhida.