Aula sobre Spot E Vinheta

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta atividade, será trabalhado o tema "Spot e vinhetas". Os alunos farão análises e comparações de diferentes peças publicitárias, como spots, jingle e vídeos. O objetivo é que eles identifiquem a articulação entre essas peças em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão. Com isso, serão ampliadas as possibilidades de compreensão e produção de textos pertencentes a esses gêneros. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e peça aos alunos que apresentem exemplos de peças publicitárias que eles já viram em suas vidas. Em seguida, explique a metodologia MDC.

  2. Etapa 2 - Seleção das peças publicitárias

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá uma peça publicitária para analisar e comparar com outras peças em seu gênero. Eles devem levar em consideração a linguagem utilizada, a adequação ao público-alvo, os objetivos do anunciante, entre outros.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo suas análises e comparações. Eles devem buscar pontos em comum e diferenças entre as peças publicitárias escolhidas e debater sobre a eficácia das campanhas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Cada grupo criará um template de avaliação por rubrica com critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar as peças publicitárias escolhidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates de avaliação por rubrica

    Cada grupo apresentará seu template de avaliação por rubrica e discutirá com a turma sobre os critérios utilizados.

  6. Etapa 6 - Aplicação dos templates de avaliação por rubrica

    Os alunos aplicarão os templates de avaliação por rubrica em outras peças publicitárias em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da atividade, reforçando os pontos importantes e realizando uma reflexão sobre o que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e comparar peças publicitárias;
  • Ampliar as possibilidades de compreensão e produção de textos pertencentes aos gêneros publicitários;
  • Desenvolver o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Criação e apresentação do template de avaliação por rubrica;
  • Aplicação correta do template de avaliação por rubrica em outras peças publicitárias.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia MDC;
  • Orientar os alunos na seleção das peças publicitárias;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • Monitorar a criação e aplicação dos templates de avaliação por rubrica;
  • Fazer uma conclusão reflexiva da atividade.

Ações do aluno

  • Selecionar as peças publicitárias para análise;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar e apresentar o template de avaliação por rubrica;
  • Aplicar corretamente o template de avaliação por rubrica em outras peças publicitárias;
  • Refletir sobre o aprendido na atividade.