Aula sobre Spot E Vinheta
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta atividade, será trabalhado o tema "Spot e vinhetas". Os alunos farão análises e comparações de diferentes peças publicitárias, como spots, jingle e vídeos. O objetivo é que eles identifiquem a articulação entre essas peças em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão. Com isso, serão ampliadas as possibilidades de compreensão e produção de textos pertencentes a esses gêneros. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e peça aos alunos que apresentem exemplos de peças publicitárias que eles já viram em suas vidas. Em seguida, explique a metodologia MDC.Etapa 2 - Seleção das peças publicitárias
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá uma peça publicitária para analisar e comparar com outras peças em seu gênero. Eles devem levar em consideração a linguagem utilizada, a adequação ao público-alvo, os objetivos do anunciante, entre outros.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo suas análises e comparações. Eles devem buscar pontos em comum e diferenças entre as peças publicitárias escolhidas e debater sobre a eficácia das campanhas.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Cada grupo criará um template de avaliação por rubrica com critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar as peças publicitárias escolhidas.Etapa 5 - Apresentação dos templates de avaliação por rubrica
Cada grupo apresentará seu template de avaliação por rubrica e discutirá com a turma sobre os critérios utilizados.Etapa 6 - Aplicação dos templates de avaliação por rubrica
Os alunos aplicarão os templates de avaliação por rubrica em outras peças publicitárias em sala de aula.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão da atividade, reforçando os pontos importantes e realizando uma reflexão sobre o que foi aprendido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e comparar peças publicitárias;
- Ampliar as possibilidades de compreensão e produção de textos pertencentes aos gêneros publicitários;
- Desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo;
- Criação e apresentação do template de avaliação por rubrica;
- Aplicação correta do template de avaliação por rubrica em outras peças publicitárias.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia MDC;
- Orientar os alunos na seleção das peças publicitárias;
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
- Monitorar a criação e aplicação dos templates de avaliação por rubrica;
- Fazer uma conclusão reflexiva da atividade.
Ações do aluno
- Selecionar as peças publicitárias para análise;
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Criar e apresentar o template de avaliação por rubrica;
- Aplicar corretamente o template de avaliação por rubrica em outras peças publicitárias;
- Refletir sobre o aprendido na atividade.