Aula sobre Subject Pronouns
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Os pronomes sujeitos são palavras que substituem o nome da pessoa ou coisa que está realizando a ação em uma frase.
Por exemplo, em uma frase como "She eats dinner every night", o pronome "she" substitui o nome da pessoa que está realizando a ação.
É importante saber identificar os pronomes sujeitos corretos para construir frases e conversas mais fluidas na língua inglesa.
Etapa 1 - Aquecimento
Faça uma breve explicação sobre pronomes sujeitos em Inglês e exiba alguns exemplos.Em seguida, os alunos farão uma atividade de reconhecimento de pronomes sujeitos em frases simples.
Etapa 2 - Apresentação da atividade
Apresente a atividade principal: o preenchimento do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o próprio aprendizado sobre pronomes sujeitos.Os alunos irão criar o modelo com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", em folhas de papel ou no próprio caderno.
Etapa 3 - Explicação sobre as avaliações
Explique como os alunos deverão preencher cada campo do modelo._"Que bom" será utilizado para escrever algo que o aluno aprendeu e que gostou sobre o assunto._
_"Que pena" será utilizado para escrever algo que o aluno achou mais difícil ou qualquer obstáculo encontrado durante a atividade__._
_"Que tal" será utilizado para sugerir melhorias._
Etapa 4 - Desenvolvimento da atividade
Os alunos irão desenvolver a atividade em grupos ou individualmente.Professor, circule pela sala para tirar dúvidas e ajudar no que for necessário.
Etapa 5 - Apresentação dos modelos
Os alunos irão compartilhar suas criações com o restante da turma e explicar seu processo de aprendizado, citando os pontos positivos, dificuldades encontradas e sugestões de melhoria.Etapa 6 - Encerramento
Revise os principais pontos abordados na atividade e reforce a importância de aprender os pronomes sujeitos em Inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discriminar sujeito de objeto, utilizando pronomes a eles relacionados.
- Estimular a criatividade e colaboração através da metodologia Cultura Maker.
- Estimular o autoconhecimento e a capacidade de autoavaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Reconhecer os pronomes sujeitos corretos em frases em Inglês.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".
- Preencher os campos do modelo de forma clara e coerente, expressando o que foi aprendido, dificuldades encontradas e sugestões de melhoria.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e como a atividade será desenvolvida.
- Monitorar o desenvolvimento da atividade e tirar dúvidas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar os alunos a refletirem sobre seu próprio aprendizado e a desenvolverem sua capacidade de autoavaliação.
Ações do aluno
- Reconhecer os pronomes sujeitos corretos em frases em Inglês.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".
- Preencher os campos do modelo de forma clara e coerente, expressando o que foi aprendido, dificuldades encontradas e sugestões de melhoria.
- Compartilhar suas criações com a turma e explicar seu processo de aprendizado.