Aula sobre Subject Pronouns

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, vamos aprender sobre Subject pronoun em Inglês.

Os pronomes sujeitos são palavras que substituem o nome da pessoa ou coisa que está realizando a ação em uma frase.

Por exemplo, em uma frase como "She eats dinner every night", o pronome "she" substitui o nome da pessoa que está realizando a ação.

É importante saber identificar os pronomes sujeitos corretos para construir frases e conversas mais fluidas na língua inglesa.


  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Faça uma breve explicação sobre pronomes sujeitos em Inglês e exiba alguns exemplos.

    Em seguida, os alunos farão uma atividade de reconhecimento de pronomes sujeitos em frases simples.


  2. Etapa 2 - Apresentação da atividade

    Apresente a atividade principal: o preenchimento do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o próprio aprendizado sobre pronomes sujeitos.

    Os alunos irão criar o modelo com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", em folhas de papel ou no próprio caderno.


  3. Etapa 3 - Explicação sobre as avaliações

    Explique como os alunos deverão preencher cada campo do modelo.

    _"Que bom" será utilizado para escrever algo que o aluno aprendeu e que gostou sobre o assunto._

    _"Que pena" será utilizado para escrever algo que o aluno achou mais difícil ou qualquer obstáculo encontrado durante a atividade__._

    _"Que tal" será utilizado para sugerir melhorias._


  4. Etapa 4 - Desenvolvimento da atividade

    Os alunos irão desenvolver a atividade em grupos ou individualmente.

    Professor, circule pela sala para tirar dúvidas e ajudar no que for necessário.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Os alunos irão compartilhar suas criações com o restante da turma e explicar seu processo de aprendizado, citando os pontos positivos, dificuldades encontradas e sugestões de melhoria.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Revise os principais pontos abordados na atividade e reforce a importância de aprender os pronomes sujeitos em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discriminar sujeito de objeto, utilizando pronomes a eles relacionados.
  • Estimular a criatividade e colaboração através da metodologia Cultura Maker.
  • Estimular o autoconhecimento e a capacidade de autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Reconhecer os pronomes sujeitos corretos em frases em Inglês.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".
  • Preencher os campos do modelo de forma clara e coerente, expressando o que foi aprendido, dificuldades encontradas e sugestões de melhoria.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e como a atividade será desenvolvida.
  • Monitorar o desenvolvimento da atividade e tirar dúvidas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar os alunos a refletirem sobre seu próprio aprendizado e a desenvolverem sua capacidade de autoavaliação.

Ações do aluno

  • Reconhecer os pronomes sujeitos corretos em frases em Inglês.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".
  • Preencher os campos do modelo de forma clara e coerente, expressando o que foi aprendido, dificuldades encontradas e sugestões de melhoria.
  • Compartilhar suas criações com a turma e explicar seu processo de aprendizado.