Aula sobre Subject Pronouns
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Eles são palavras que substituem o sujeito na frase, tornando-a mais objetiva, clara e evitando repetições.
Por exemplo: "Amanda is studying for the test" é equivalente a "She is studying for the test".
Os Subject Pronouns são muito utilizados na comunicação cotidiana em Inglês, portanto é muito importante que os alunos saibam identificá-los e usá-los corretamente.
Para tornar a aula mais interativa, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o objetivo e contextualize o tema, com exemplos práticos.Você pode, por exemplo, apresentar uma conversa em Inglês que inclua Subject Pronouns e perguntar aos alunos sobre esses pronomes.
Etapa 2 - Entender
Apresente uma tabela com os Subject Pronouns em Inglês e suas traduções, e faça uma breve explicação sobre cada um.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos, divididos em grupos, criarão um esboço de uma conversa, utilizando os Subject Pronouns apresentados na etapa anterior.Professor, oriente-os sobre a estrutura da conversa e incentive a criatividade para que a atividade fique mais interessante.
Etapa 4 - Decidir
Cada grupo deve apresentar sua conversa e os demais alunos farão perguntas sobre os pronomes sujeitos utilizados. Incentive a participação e tire dúvidas.Etapa 5 - Prototipar
Os grupos devem revisar suas conversas, corrigindo possíveis erros e adicionando mais pronomes sujeitos. Depois, apresentarão novamente suas conversas para toda a turma.Etapa 6 - Testar
Para finalizar, aplique um jogo em que os alunos deverão identificar os pronomes sujeitos em uma frase. O jogo pode ser realizado no quadro, com a participação de toda a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discriminar sujeito de objeto, utilizando pronomes a eles relacionados
- Estimular a criatividade e a capacidade de comunicação em Inglês dos alunos
- Trabalhar a cooperação e a participação ativa dos alunos na atividade proposta
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos pronomes sujeitos em uma frase
- Participação ativa na elaboração e apresentação da conversa em grupo
- Criatividade na criação da conversa
- Colaboração e cooperação com os demais membros do grupo
Ações do professor
- Orientar os alunos na etapa de esboçar, incentivando a criatividade e explicando a estrutura da conversa
- Estimular a participação de toda a turma durante a apresentação das conversas
- Corrigir possíveis erros e tirar as dúvidas dos alunos
- Realizar um jogo para avaliar a compreensão dos alunos sobre os Subject Pronouns
Ações do aluno
- Participar ativamente na construção da conversa em grupo
- Identificar corretamente os pronomes sujeitos na atividade de jogo
- Trabalhar em cooperação e colaboração com os demais membros do grupo
- Participar ativamente, tirando dúvidas e fazendo perguntas relevantes.