Aula sobre Subject Pronouns
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, vamos estudar os "subject pronouns" (pronomes sujeitos) em Inglês e como eles são usados no cotidiano.
Os alunos vão aprender a diferenciar os pronomes sujeitos dos pronomes objetos, identificando como eles são usados nas frases. Isso os ajudará a se comunicarem de maneira mais clara e eficiente em Inglês.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema "Subject Pronouns" e faça uma revisão dos pronomes pessoais. Dê exemplos do uso dos pronomes em frases simples.Etapa 2 - Explicação do jogo
Explique a metodologia da gamificação, em que os alunos vão criar um jogo em equipe.Apresente também cada campo do mapa de registro e dê exemplos de cada um.
Etapa 3 - Criação de equipes
Os alunos serão divididos em equipes de 4 a 5 membros, e cada equipe deve escolher um líder para guiar o trabalho da equipe.Etapa 4 - Criação do Mapa de Registro
Os alunos irão criar o mapa de registro do jogo em suas equipes. Eles devem discutir cada campo, escrever uma descrição detalhada e explicar por que seu jogo é engajador e será um sucesso.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada equipe irá apresentar seu jogo para a classe, explicando seu _objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final_.Eles devem discutir como o jogo ajudará a compreender a diferença entre subject e object pronouns.
Etapa 6 - Discussão final
O professor irá liderar uma discussão final, pedindo feedback dos alunos sobre o jogo e a metodologia aplicada. Os alunos irão discutir como o jogo pode ser melhorado e como podem aplicar a estratégia em outras áreas de estudo em Inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação oral em Inglês.
- Estimular a criatividade e a colaboração em equipe.
- Trabalhar a gramática de uma forma lúdica e interativa.
Critérios de avaliação
- Participação na criação do mapa de registro do jogo.
- Qualidade e originalidade do jogo criado.
- Participação na apresentação do jogo.
- Compreensão do tema e do uso dos subject pronouns em frases.
Ações do professor
- Guiar a criação do mapa de registro do jogo.
- Dar feedbacks construtivos durante a criação do jogo.
- Dirigir a discussão final com os alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação do mapa de registro do jogo.
- Criar um jogo criativo e engajador.
- Apresentação do jogo para a classe.