Aula sobre Subject Pronouns

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, vamos estudar os "subject pronouns" (pronomes sujeitos) em Inglês e como eles são usados no cotidiano.

Os alunos vão aprender a diferenciar os pronomes sujeitos dos pronomes objetos, identificando como eles são usados nas frases. Isso os ajudará a se comunicarem de maneira mais clara e eficiente em Inglês.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema "Subject Pronouns" e faça uma revisão dos pronomes pessoais. Dê exemplos do uso dos pronomes em frases simples.

  2. Etapa 2 - Explicação do jogo

    Explique a metodologia da gamificação, em que os alunos vão criar um jogo em equipe.

    Apresente também cada campo do mapa de registro e dê exemplos de cada um.


  3. Etapa 3 - Criação de equipes

    Os alunos serão divididos em equipes de 4 a 5 membros, e cada equipe deve escolher um líder para guiar o trabalho da equipe.

  4. Etapa 4 - Criação do Mapa de Registro

    Os alunos irão criar o mapa de registro do jogo em suas equipes. Eles devem discutir cada campo, escrever uma descrição detalhada e explicar por que seu jogo é engajador e será um sucesso.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada equipe irá apresentar seu jogo para a classe, explicando seu _objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final_.

    Eles devem discutir como o jogo ajudará a compreender a diferença entre subject e object pronouns.


  6. Etapa 6 - Discussão final

    O professor irá liderar uma discussão final, pedindo feedback dos alunos sobre o jogo e a metodologia aplicada. Os alunos irão discutir como o jogo pode ser melhorado e como podem aplicar a estratégia em outras áreas de estudo em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral em Inglês.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em equipe.
  • Trabalhar a gramática de uma forma lúdica e interativa.

Critérios de avaliação

  • Participação na criação do mapa de registro do jogo.
  • Qualidade e originalidade do jogo criado.
  • Participação na apresentação do jogo.
  • Compreensão do tema e do uso dos subject pronouns em frases.

Ações do professor

  • Guiar a criação do mapa de registro do jogo.
  • Dar feedbacks construtivos durante a criação do jogo.
  • Dirigir a discussão final com os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do mapa de registro do jogo.
  • Criar um jogo criativo e engajador.
  • Apresentação do jogo para a classe.