Aula sobre Subject Pronouns
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Esses pronomes são muito importantes para a compreensão da língua e serão amplamente aplicados em diálogos e conversas em Inglês.
Para tornar a aula mais interativa e divertida, usaremos a metodologia ativa Rotação por estações, durante a qual os alunos terão a oportunidade de praticar e experimentar o uso dos pronomes sujeito e objeto em diferentes atividades.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos a serem alcançados na atividade.Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Estação 1 - Exercícios de múltipla escolha
Os alunos trabalharão em um conjunto de exercícios de múltipla escolha. Eles receberão uma folha com perguntas relacionadas ao uso dos pronomes sujeito e objeto e deverão escolher a opção correta em cada uma das perguntas.
Estação 2 - Jogo de cartas
Os alunos receberão um baralho com cartas que mostram frases com pronomes sujeito e objeto. Em grupos, eles deverão separar as cartas segundo a categoria dos pronomes.
Estação 3 - Conversas
Nesta estação, os alunos terão a oportunidade de praticar a conversação em Inglês. Eles conversarão com um colega usando pronomes sujeito e objeto em diferentes frases.
Etapa 3 - Revisão
Professor, faça uma revisão para discutir os pontos que os alunos estudaram nas estações anteriores.Etapa 4 - Avaliação
Os alunos devem fazer uma pequena avaliação individual com questões que abordam os pronomes sujeito e objeto.Etapa 5 - Conclusão
Encerre com uma mensagem motivacional e engajadora para os alunos, valorizando o engajamento e os progressos verificados durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discriminar sujeito de objeto, utilizando pronomes a eles relacionados.
- Participação e colaboração dos alunos em grupo.
- Praticar a comunicação oral em Inglês.
- Desenvolver habilidades sociais e emocionais, como trabalho em equipe e confiança em si mesmo.
- Fomentar o gosto e o interesse pelo aprendizado do Inglês.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos pronomes sujeito e objeto.
- Participação e colaboração dos alunos em grupo.
- Habilidade para escutar a conversa do colega e responder adequadamente.
- Respostas corretas durante a avaliação.
- Desempenho das atividades em cada estação.
Ações do professor
- Explicar e orientar os alunos em cada atividade.
- Estabelecer os limites de tempo para cada atividade e controlar o tempo.
- Auxiliar os alunos na resolução de dúvidas.
- Observar o desempenho e a participação dos alunos em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos em cada atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Respeitar as regras e limites estabelecidos pelo professor.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Manter o foco e a atenção nas atividades propostas.
- Apresentar as aprendizagens adquiridas na atividade.