Aula sobre Subject Pronouns

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, vamos aprender sobre os pronomes sujeito e objeto, usados para substituir os substantivos nas frases em Inglês.

Esses pronomes são muito importantes para a compreensão da língua e serão amplamente aplicados em diálogos e conversas em Inglês.

Para tornar a aula mais interativa e divertida, usaremos a metodologia ativa Rotação por estações, durante a qual os alunos terão a oportunidade de praticar e experimentar o uso dos pronomes sujeito e objeto em diferentes atividades.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos a serem alcançados na atividade.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1 - Exercícios de múltipla escolha

    Os alunos trabalharão em um conjunto de exercícios de múltipla escolha. Eles receberão uma folha com perguntas relacionadas ao uso dos pronomes sujeito e objeto e deverão escolher a opção correta em cada uma das perguntas.

    Estação 2 - Jogo de cartas

    Os alunos receberão um baralho com cartas que mostram frases com pronomes sujeito e objeto. Em grupos, eles deverão separar as cartas segundo a categoria dos pronomes.

    Estação 3 - Conversas

    Nesta estação, os alunos terão a oportunidade de praticar a conversação em Inglês. Eles conversarão com um colega usando pronomes sujeito e objeto em diferentes frases.


  3. Etapa 3 - Revisão

    Professor, faça uma revisão para discutir os pontos que os alunos estudaram nas estações anteriores.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Os alunos devem fazer uma pequena avaliação individual com questões que abordam os pronomes sujeito e objeto.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerre com uma mensagem motivacional e engajadora para os alunos, valorizando o engajamento e os progressos verificados durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discriminar sujeito de objeto, utilizando pronomes a eles relacionados.
  • Participação e colaboração dos alunos em grupo.
  • Praticar a comunicação oral em Inglês.
  • Desenvolver habilidades sociais e emocionais, como trabalho em equipe e confiança em si mesmo.
  • Fomentar o gosto e o interesse pelo aprendizado do Inglês.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos pronomes sujeito e objeto.
  • Participação e colaboração dos alunos em grupo.
  • Habilidade para escutar a conversa do colega e responder adequadamente.
  • Respostas corretas durante a avaliação.
  • Desempenho das atividades em cada estação.

Ações do professor

  • Explicar e orientar os alunos em cada atividade.
  • Estabelecer os limites de tempo para cada atividade e controlar o tempo.
  • Auxiliar os alunos na resolução de dúvidas.
  • Observar o desempenho e a participação dos alunos em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos em cada atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Respeitar as regras e limites estabelecidos pelo professor.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Manter o foco e a atenção nas atividades propostas.
  • Apresentar as aprendizagens adquiridas na atividade.