Aula sobre Subject Pronouns

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os subject pronouns são pronomes utilizados para substituir o sujeito de uma oração, como "I", "you", "he", "she", "it", "we" e "they". Esses pronomes são amplamente utilizados na língua inglesa e podem ser encontrados em conversas diárias, músicas, filmes e livros, por exemplo. Nesta atividade, os alunos serão convidados a criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

Eles serão responsáveis por pesquisar e compreender o conceito de subject pronouns, para identificar as diferentes formas de uso desses pronomes.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando brevemente o conceito dos subject pronouns e sua importância na língua inglesa. Eles devem apresentar exemplos de sua utilização em situações do dia a dia.

  2. Etapa 2 - Preparação dos alunos

    Dê aos alunos o material de apoio sobre o tema e explique a atividade: criar um mapa conceitual sobre os subject pronouns.

    No mapa, eles devem inserir uma ideia central e oito sub-ideias, para estimular um entendimento mais completo do assunto.


  3. Etapa 3 - Trabalho fora da sala de aula

    Os alunos serão instruídos a pesquisar sobre o assunto em casa, utilizando o material de apoio fornecido pelo professor e outras fontes que possam encontrar. Eles devem completar o mapa conceitual e terão uma semana para isso.

  4. Etapa 4 - Verificação do progresso

    No próximo encontro, dedique um tempo para verificar o progresso dos alunos em seus mapas conceituais. Eles devem trabalhar em suas ideias, tirar dúvidas e trocar informações com os colegas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Traga exemplos práticos para os alunos de frases em inglês e peça que identifiquem qual é o sujeito e o objeto da oração. Eles devem utilizar os subject pronouns para substituir o sujeito e garantir que a frase ainda faça sentido.

  6. Etapa 6 - Revisão

    Dedique um tempo para revisar as informações e conceitos aprendidos na aula e ajude os alunos a tirar dúvidas ou fazer correções em seus mapas conceituais.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, expondo suas ideias centrais e sub-ideias e compartilhando informações com os colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discriminar sujeitos e objetos utilizando os subject pronouns.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações em fontes diversas.
  • Promover a autonomia e o trabalho em equipe ao longo da atividade.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos ao criar um mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito dos subject pronouns e sua utilização correta.
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação e engajamento ao longo da atividade.
  • Precisão e coerência na identificação dos sujeitos e objetos nas frases em inglês apresentadas pelo professor.

Ações do professor

  • Explicar o conceito dos subject pronouns e sua importância na língua inglesa.
  • Fornecer material de apoio sobre o tema.
  • Verificar o progresso dos alunos em seus mapas conceituais.
  • Trazer exemplos práticos para a turma.
  • Revisar os conceitos apresentados na aula e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema dos subject pronouns em casa.
  • Criar um mapa conceitual completo e detalhado sobre o assunto.
  • Participar ativamente nas discussões em sala de aula.
  • Identificar e substituir os sujeitos nas frases em inglês apresentadas pelo professor.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.