Aula sobre Substancias Puras X Misturas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Nesta aula, vamos aprender sobre "Substâncias puras X Misturas". Esse tema é importante porque é fundamental entendermos a diferença entre substâncias puras e misturas para compreendermos como a química está presente em nosso cotidiano. Por exemplo, a água que bebemos é uma substância pura, já o refrigerante é uma mistura.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema desta aula, "Substâncias puras X Misturas", e seus objetivos. Em seguida, irá explicar a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente um problema para os alunos: "Toda vez que misturamos duas ou mais substâncias uma delas, ou todas menos uma, some? Por que isso acontece?" Os alunos deverão discutir em grupo possíveis soluções para o problema.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os alunos deverão criar alternativas para solucionar o problema apresentado na etapa anterior. Eles podem utilizar materiais disponíveis na sala de aula, como água, sal, óleo e areia, para criar misturas e testar suas hipóteses.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os alunos deverão testar as alternativas criadas na etapa anterior e verificar se elas são homogêneas ou heterogêneas. Em seguida, deverão registrar suas observações e conclusões em seus diários de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação das conclusões

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e discussões sobre o problema apresentado. Medie a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Os alunos irão responder algumas questões sobre o tema, como por exemplo: "O que é uma mistura homogênea?" e "O que é uma mistura heterogênea?"

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça uma reflexão sobre a aula e reforçar os principais conceitos trabalhados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em observar e registrar suas conclusões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Registro correto das observações e conclusões no diário de bordo.
  • Resolução correta do problema apresentado na etapa 2.
  • Compreensão dos conceitos apresentados na aula.
  • Apresentação clara e objetiva das conclusões.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Mediar a discussão durante a atividade de geração de alternativas.
  • Esclarecer dúvidas durante a atividade de solução.
  • Fazer uma reflexão sobre a aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo.
  • Registrar corretamente as observações e conclusões no diário de bordo.
  • Responder corretamente as questões propostas na atividade de fixação.
  • Apresentar as conclusões de forma clara e objetiva.