Aula sobre Substancias Puras X Misturas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os materiais e as coisas que existem ao nosso redor são compostos de diferentes substâncias. Estas substâncias podem ser combinadas e formar misturas, como, por exemplo, a água. Esse é um tema muito importante para o dia a dia dos estudantes, pois eles podem encontrar misturas em diferentes situações, como na cozinha, em materiais escolares ou em produtos de limpeza. Nesta aula, os alunos deve, em grupos, produzir um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias. Dessa forma, os alunos poderão explorar o conteúdo de forma mais criativa e autônoma.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando sobre o que são substâncias puras e misturas e como elas são diferentes. Apresente exemplos de substâncias puras e misturas e como é possível identificar a presença de cada uma delas.

  2. Etapa 2 - Atividade em grupo

    Divida os alunos em grupos de três ou quatro pessoas. Cada grupo deve receber uma amostra de uma mistura e deverá identificar se ela é homogênea ou heterogênea. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

    Essas amostras podem ser feitas com materiais simples em garrafas pets, como, por exemplo, água e óleo; pedras, areia e água; água, corante, sal, entre outros.


  3. Etapa 3 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar o resultado da atividade anterior e explicar como identificou se a mistura era homogênea ou heterogênea. Conduza a discussão para que todos possam compreender as diferenças entre os dois tipos de misturas.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre substâncias puras e misturas. Cada grupo deverá escolher uma ideia central e desenvolver a temática.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual e explicar como organizou as ideias.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre o tema, reforçando as principais ideias apresentadas pelos alunos e tirando dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar misturas em homogêneas ou heterogêneas.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos
  • Fomentar a discussão e a troca de ideias entre os alunos para a construção coletiva do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de misturas homogêneas e heterogêneas na atividade em grupo.
  • Criação de um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias coerentes e organizadas.
  • Participação ativa nas discussões em grupo e na apresentação dos resultados.
  • Demonstração de compreensão do tema por meio de perguntas e respostas durante a aula.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conteúdo sobre substâncias puras e misturas.
  • Mediar as atividades em grupo e as apresentações dos mapas conceituais.
  • Estimular a participação e a troca de ideias entre os alunos.
  • Tirar dúvidas e reforçar os pontos principais do conteúdo ao longo da aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e coerente.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente as misturas homogêneas e heterogêneas na atividade em grupo.
  • Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias coerentes e organizadas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e na apresentação dos resultados.
  • Demonstração de compreensão do tema por meio de perguntas e respostas durante a aula.
  • Trabalhar em conjunto com os colegas para construir o conhecimento de forma coletiva.