Aula sobre Substancias Puras X Misturas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema a ser trabalhado nesta aula é "Substâncias puras X Misturas". Este assunto é importante para que os alunos possam compreender como as substâncias podem ser classificadas e como isso pode ter impacto em nosso cotidiano. Por exemplo, ao preparar uma receita, é importante saber se estamos lidando com uma substância pura ou uma mistura. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada para que os alunos possam aprender de forma mais interativa e participativa.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um Check-in para identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema "Substâncias puras X Misturas". Para isso, utilize uma roda de conversa e questione os alunos sobre exemplos de substâncias puras e misturas que eles conhecem.

  2. Etapa 2 - Explicação teórica

    Explique o que são substâncias puras e misturas, as diferenças entre elas e como classificá-las. Para tornar a aula mais dinâmica, utilize exemplos práticos, como a mistura de água e sal, água e óleo, água e areia, entre outros.

  3. Etapa 3 - Atividade online

    Laboratório online de misturas [https://www.protagonismodigital.sed.ms.gov.br/odas/laboratorio-de-misturas#](https://www.google.com/url?q=https://www.protagonismodigital.sed.ms.gov.br/odas/laboratorio-de-misturas%23&sa=D&source=editors&ust=1688495481992529&usg=AOvVaw2TLDu-7xY9WX7GKl6T3b5s)

    Uma alternativa é exercitarem seus conhecimentos com os jogos online no site wordwall.

    Essa etapa pode ser em casa ou em sala.


  4. Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem contendo os campos de Check-in e Check-out para registrar o que aprenderam sobre o tema. Disponibilize um modelo para que os alunos possam seguir.

  5. Etapa 5 - Roda de conversa

    Faça uma roda de conversa e questionar os alunos sobre o que aprenderam e se conseguiram identificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Finalize a aula com um Check-out para verificar a transformação do conhecimento dos alunos sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais.
  • Estimular o trabalho em equipe e a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a aula mais interativa e participativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de substâncias puras e misturas.
  • Classificação correta das misturas como homogêneas ou heterogêneas.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conteúdo teórico.
  • Disponibilizar materiais para a realização das atividades práticas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar o template de registro de aprendizagem.
  • Identificar corretamente as misturas como homogêneas ou heterogêneas.