Aula sobre Substancias Puras X Misturas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Substâncias puras X Misturas" é muito importante para o estudo da Química e pode ser encontrado em diversos aspectos do cotidiano dos estudantes, como na preparação de alimentos, na limpeza da casa, na produção de medicamentos, entre outros.

  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e escolha um tema relacionado a substâncias puras ou misturas para cada grupo apresentar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    “Se gelo e água são feitos da mesma substância pura, por que ao misturarmos ambos classificamos como uma mistura heterogênea?”

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos devem pesquisar em fontes confiáveis para coletar dados sobre o problema identificado.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os alunos devem analisar o contexto do problema e identificar as causas.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Antes de comparar aos demais grupos, os alunos apresentaram a solução de cada grupo para você, só então devem comparar os dados obtidos nas pesquisas com os demais grupos e

  6. Etapa 6 - Soluções

    Explique a resolução do estudo de caso juntamente aos conceitos exigidos para que fosse solucionado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa em grupo.
  • Qualidade das pesquisas, argumentos e análises de dados realizadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na divisão dos grupos e escolha dos temas.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e análise dos dados.
  • Acompanhar e avaliar o desenvolvimento das produções dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar o problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar pesquisas e análises de dados sobre o problema identificado.
  • Debater suas conclusões com os demais grupos.