Aula sobre Substancias Puras X Misturas
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O tema "Substâncias puras X Misturas" é muito importante para o estudo da Química e pode ser encontrado em diversos aspectos do cotidiano dos estudantes, como na preparação de alimentos, na limpeza da casa, na produção de medicamentos, entre outros.
Etapa 1 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e escolha um tema relacionado a substâncias puras ou misturas para cada grupo apresentar.Etapa 2 - Identificação do problema
“Se gelo e água são feitos da mesma substância pura, por que ao misturarmos ambos classificamos como uma mistura heterogênea?”Etapa 3 - Levantamento de dados
Os alunos devem pesquisar em fontes confiáveis para coletar dados sobre o problema identificado.Etapa 4 - Análise do contexto
Com base nos dados coletados, os alunos devem analisar o contexto do problema e identificar as causas.Etapa 5 - Comparação
Antes de comparar aos demais grupos, os alunos apresentaram a solução de cada grupo para você, só então devem comparar os dados obtidos nas pesquisas com os demais grupos eEtapa 6 - Soluções
Explique a resolução do estudo de caso juntamente aos conceitos exigidos para que fosse solucionado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa em grupo.
- Qualidade das pesquisas, argumentos e análises de dados realizadas pelos alunos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na divisão dos grupos e escolha dos temas.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e análise dos dados.
- Acompanhar e avaliar o desenvolvimento das produções dos alunos.
Ações do aluno
- Identificar o problema relacionado ao tema escolhido.
- Realizar pesquisas e análises de dados sobre o problema identificado.
- Debater suas conclusões com os demais grupos.