Aula sobre Substancias Puras X Misturas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Substâncias puras X Misturas" é muito importante para a compreensão da química e suas aplicações no cotidiano. Através dele, os alunos poderão entender as diferenças entre substâncias puras e misturas, como classificá-las e como elas podem ser encontradas em sua vida diária. Por exemplo, a água é uma substância pura, enquanto a água com sal é uma mistura. O objetivo desta aula é que os alunos possam classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas e entender como a classificação é importante para a compreensão da química.

  1. Etapa 1 - Sala de aula invertida

    Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre substâncias puras e misturas antes da aula. Disponibilize o link do vídeo para os alunos e pedir para assistirem antes da aula presencial.

    Dica de vídeo ao final do plano.


  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema e apresentar exemplos de substâncias puras e misturas para os alunos. Ele pode mostrar imagens ou vídeos para ilustrar os exemplos.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 6 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como fazer um mapa conceitual e dará um exemplo para os alunos.

    Exemplos: Substâncias puras simples e compostas, misturas homogêneas e heterogêneas, aplicação no cotidiano, substâncias puras encontradas na natureza, aplicação industrial de algumas misturas e substâncias puras (hidrogênio combustível), etc.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo seus mapas conceituais e apresentar suas ideias para a turma. Medie a discussão e incentivar a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Proponha uma atividade prática para os alunos, na qual eles deverão classificar algumas misturas como homogêneas ou heterogêneas. Forneça os materiais necessários para a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão e conclusão

    Conduza uma discussão em grupo sobre as atividades práticas e a classificação das misturas. Conclua aula ressaltando a importância do tema para a compreensão da química e suas aplicações no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos para os alunos.
  • Explicar como fazer um mapa conceitual e dar um exemplo para os alunos.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos.
  • Propor uma atividade prática para os alunos.
  • Conduzir a discussão final e concluir a aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo antes da aula presencial.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas na atividade prática.
  • Contribuir para a conclusão da aula.