Aula sobre Substancias Puras X Misturas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "Substâncias puras X Misturas" é muito importante para a compreensão da química e suas aplicações no cotidiano. Através dele, os alunos poderão entender as diferenças entre substâncias puras e misturas, como classificá-las e como elas podem ser encontradas em sua vida diária. Por exemplo, a água é uma substância pura, enquanto a água com sal é uma mistura. O objetivo desta aula é que os alunos possam classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas e entender como a classificação é importante para a compreensão da química.
Etapa 1 - Sala de aula invertida
Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre substâncias puras e misturas antes da aula. Disponibilize o link do vídeo para os alunos e pedir para assistirem antes da aula presencial.Dica de vídeo ao final do plano.
Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema e apresentar exemplos de substâncias puras e misturas para os alunos. Ele pode mostrar imagens ou vídeos para ilustrar os exemplos.Etapa 3 - Mapa conceitual
Os alunos irão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 6 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como fazer um mapa conceitual e dará um exemplo para os alunos.Exemplos: Substâncias puras simples e compostas, misturas homogêneas e heterogêneas, aplicação no cotidiano, substâncias puras encontradas na natureza, aplicação industrial de algumas misturas e substâncias puras (hidrogênio combustível), etc.
Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo seus mapas conceituais e apresentar suas ideias para a turma. Medie a discussão e incentivar a participação de todos.Etapa 5 - Atividade prática
Proponha uma atividade prática para os alunos, na qual eles deverão classificar algumas misturas como homogêneas ou heterogêneas. Forneça os materiais necessários para a atividade.Etapa 6 - Discussão e conclusão
Conduza uma discussão em grupo sobre as atividades práticas e a classificação das misturas. Conclua aula ressaltando a importância do tema para a compreensão da química e suas aplicações no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Habilidade dos alunos em classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar exemplos para os alunos.
- Explicar como fazer um mapa conceitual e dar um exemplo para os alunos.
- Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos.
- Propor uma atividade prática para os alunos.
- Conduzir a discussão final e concluir a aula.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo antes da aula presencial.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas na atividade prática.
- Contribuir para a conclusão da aula.