Substâncias simples X Substâncias compostas

Nesta aula de Ciências vamos entender as diferenças entre as substâncias simples e compostas. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😄


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa com uma substância composta:

    A) Água mineral.

    B) Gás oxigênio.

    C) Sal de cozinha.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Inicialmente, é importante contextualizar o tema, explicando a diferença entre substâncias simples e compostas e suas aplicações no cotidiano. Cite exemplos de substâncias simples, como o oxigênio e o hidrogênio, e substâncias compostas, como a água e o açúcar. Tenha em mente que talvez você deva introduzir o micromundo aos estudantes, mencionar átomos e moléculas que formam substâncias.

    Intencionalidades pedagógicas:

    1\. Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.

    2\. Incentivar a criatividade e a participação dos alunos.

    3\. Estimular o trabalho em grupo e a argumentação.

    Plano de aula:

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  4. 4. Aprendizagem Entre Pares:

    A matéria é composta por átomos, que se unem para formar moléculas. Essas moléculas podem ser simples, compostas, orgânicas ou inorgânicas. As substâncias simples são formadas por apenas um tipo de átomo, enquanto as substâncias compostas são formadas por dois ou mais tipos de átomos diferentes. É importante que os alunos compreendam a diferença entre essas substâncias para entender a composição da matéria. Por exemplo: Água (H2O) é uma substância composta, pois é formada por dois tipos de átomos diferentes (hidrogênio e oxigênio). Enquanto o Ouro (Au) é uma substância simples, pois é formada apenas por átomos de ouro.
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  5. 5. Rotação por estações:

    O tema "Substâncias simples X Substâncias compostas" é extremamente importante para o entendimento da química na totalidade. A química é a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e composição. As substâncias simples são aquelas que possuem apenas um tipo de átomo em sua composição, enquanto as substâncias compostas são aquelas que possuem mais de um tipo de átomo em sua composição. É possível encontrar exemplos de substâncias simples e compostas em nosso cotidiano, como a água (H₂O), que é uma substância composta, e o oxigênio (O₂), que é uma substância simples. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar e diferenciar as substâncias simples das compostas, além de reconhecer a evolução histórica do estudo da estrutura da matéria. O método utilizado será a Rotação por estações, em que cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Rotação por estações

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  6. 6. Cultura Maker:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a diferença entre substâncias simples e compostas, identificando modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecendo sua evolução histórica. Essa é uma habilidade importante para entender a composição dos materiais ao nosso redor e como eles se relacionam. Por exemplo, o dióxido de carbono é uma substância composta produzida quando respiramos e é liberada na atmosfera quando queimamos combustíveis fósseis. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, em que os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Cultura Maker

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  7. 7. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O tema "Substâncias simples X Substâncias compostas" é bastante presente no nosso cotidiano, pois estamos rodeados de substâncias que podem ser classificadas como simples ou compostas. A água, por exemplo, é uma substância simples, pois é formada por apenas dois elementos químicos, hidrogênio e oxigênio. Já o açúcar é uma substância composta, pois é formado por mais de dois elementos químicos, carbono, hidrogênio e oxigênio. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar a diferença entre esses dois tipos de substâncias e a importância dessa classificação na química. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

    Aprendizagem Baseada em Projetos

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  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    O tema "Substâncias simples X Substâncias compostas" é fundamental para entender a estrutura da matéria e sua evolução histórica. Essa aula pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão acesso a materiais previamente selecionados para estudar em casa e, em sala de aula, criarão um modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Exemplos práticos sobre o tema podem ser encontrados no cotidiano dos estudantes, como o uso de substâncias compostas na fabricação de alimentos, medicamentos e produtos de limpeza. Além disso, a compreensão da diferença entre substâncias simples e compostas é essencial para entender a composição química do universo e a importância da química em nossa vida.

    Sala de Aula Invertida

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