Aula sobre Substancias Simples X Substancias Compostas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Inicialmente, é importante contextualizar o tema, explicando a diferença entre substâncias simples e compostas e suas aplicações no cotidiano. Cite exemplos de substâncias simples, como o oxigênio e o hidrogênio, e substâncias compostas, como a água e o açúcar. Tenha em mente que talvez você deva introduzir o micromundo aos estudantes, mencionar átomos e moléculas que formam substâncias.
Intencionalidades pedagógicas:
1\. Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
2\. Incentivar a criatividade e a participação dos alunos.
3\. Estimular o trabalho em grupo e a argumentação.
Plano de aula:
Etapa 1 - Problematização
Apresente aos alunos uma situação-problema relacionada ao tema, por exemplo: ”é mais comum encontrarmos substâncias simples ou compostas? Por quê?” ou "Como identificar se uma substância é simples ou composta?".Etapa 2 - Geração de alternativas
Os alunos devem, em grupo, discutir possíveis soluções para a situação-problema apresentada. Nessa etapa, incentive a criatividade e a participação de todos os alunos.Etapa 3 - Solução
Os grupos devem apresentar suas soluções para a situação-problema. Provoque a argumentação e o debate entre os grupos.Etapa 4 - Diário de bordo
Cada grupo deve criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário de bordo deve ser feito em papel, com recursos disponíveis (livros revistas, computador, etc.), e deve ser entregue ao professor.Etapa 5 - Discussão em sala
Selecione alguns diários de bordo para serem discutidos em sala de aula. Os alunos devem apresentar suas soluções e argumentações.Etapa 6 - Exemplos práticos
Traga exemplos práticos de substâncias simples e compostas, como a decomposição da água por eletrólise, para ilustrar o tema e sua aplicação no cotidiano.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos. Os alunos devem ser avaliados individualmente e em grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
- Incentivar a criatividade e a participação dos alunos.
- Estimular o trabalho em grupo e a argumentação.
Critérios de avaliação
- Participação individual e em grupo.
- Qualidade do diário de bordo.
- Argumentação e solução apresentadas pelos grupos.
Ações do professor
- Contextualização do tema.
- Apresentação da situação-problema.
- Seleção e discussão dos diários de bordo.
Ações do aluno
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Elaboração do diário de bordo.
- Apresentação da solução para a situação-problema.