Aula sobre Substancias Simples X Substancias Compostas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A matéria é composta por átomos, que se unem para formar moléculas. Essas moléculas podem ser simples, compostas, orgânicas ou inorgânicas. As substâncias simples são formadas por apenas um tipo de átomo, enquanto as substâncias compostas são formadas por dois ou mais tipos de átomos diferentes. É importante que os alunos compreendam a diferença entre essas substâncias para entender a composição da matéria. Por exemplo: Água (H2O) é uma substância composta, pois é formada por dois tipos de átomos diferentes (hidrogênio e oxigênio). Enquanto o Ouro (Au) é uma substância simples, pois é formada apenas por átomos de ouro.

  1. Etapa 1 - Organização dos grupos

    Os alunos devem se organizar em grupos de três ou quatro pessoas.


  2. Etapa 2 - Construção dos argumentos

    Cada grupo deve pesquisar e discutir sobre dois exemplos de substâncias simples e dois exemplos de substâncias compostas. Em seguida, devem construir argumentos para resolver a situação problema.


  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos argumentos

    Cada grupo deve apresentar seus argumentos para a turma, utilizando o template de avaliação por pares criado anteriormente.


  5. Etapa 5 - Avaliação dos grupos

    Cada grupo deve avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o template de avaliação por pares criado anteriormente.


  6. Etapa 6 - Discussão final

    Promova uma discussão final sobre o tema, ressaltando as diferenças entre substâncias simples e compostas e as conclusões alcançadas pelos alunos durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Despertar o interesse dos alunos e instigá-los a pensar sobre o tema.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e argumentação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.
  • Consolidar os conhecimentos adquiridos e promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento na discussão.
  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar a situação-problema e mediar a discussão.
  • Orientar os alunos na formação dos grupos.
  • Fornecer materiais e orientações para a pesquisa.
  • Orientar os alunos na criação do template e na apresentação dos argumentos.
  • Fornecer orientações para a avaliação e mediar a discussão final.

Ações do aluno

  • Participar da discussão e expor suas ideias.
  • Escolher os integrantes do grupo e definir as funções de cada um.
  • Pesquisar e discutir sobre os exemplos e construir os argumentos.
  • Criar o template de avaliação por pares e avaliar o desempenho dos outros grupos.
  • Participar da discussão final e expor suas ideias.