Aula sobre Substancias Simples X Substancias Compostas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a diferença entre substâncias simples e compostas, identificando modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecendo sua evolução histórica. Essa é uma habilidade importante para entender a composição dos materiais ao nosso redor e como eles se relacionam. Por exemplo, o dióxido de carbono é uma substância composta produzida quando respiramos e é liberada na atmosfera quando queimamos combustíveis fósseis. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, em que os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Cultura Maker


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem a diferença entre substâncias simples e compostas. Em seguida, apresente exemplos de substâncias simples e compostas que podem ser encontradas no cotidiano, como oxigênio, água, açúcar, sal, etc. Utilize imagens ou objetos para ilustrar esses exemplos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e peça para discutirem entre si sobre as diferenças entre substâncias simples e compostas. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Atividade prática

    Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo deve criar um modelo diferente. Forneça materiais como papel, canetas, lápis de cor, etc.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs e explicar como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Inicie uma discussão para que os alunos destaquem os pontos que mais lhe chamaram a atenção durante o desenvolvimento das atividades e forneça feedbacks sobre os trabalhos produzidos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando as diferenças entre substâncias simples e compostas e como elas se relacionam com a estrutura da matéria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em se expressar oralmente e apresentar suas ideias para a turma.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e coesão na apresentação do modelo para a turma.
  • Compreensão das diferenças entre substâncias simples e compostas.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fornecer materiais para a atividade prática.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar e dar feedback aos alunos durante a apresentação do modelo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs criativo e original.
  • Apresentar o modelo para a turma de forma clara e coesa.
  • Compreender as diferenças entre substâncias simples e compostas.