Aula sobre Substancias Simples X Substancias Compostas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Substâncias simples X Substâncias compostas" é extremamente importante para o entendimento da química na totalidade. A química é a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e composição. As substâncias simples são aquelas que possuem apenas um tipo de átomo em sua composição, enquanto as substâncias compostas são aquelas que possuem mais de um tipo de átomo em sua composição. É possível encontrar exemplos de substâncias simples e compostas em nosso cotidiano, como a água (H₂O), que é uma substância composta, e o oxigênio (O₂), que é uma substância simples. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar e diferenciar as substâncias simples das compostas, além de reconhecer a evolução histórica do estudo da estrutura da matéria. O método utilizado será a Rotação por estações, em que cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução sobre o tema e explique a diferença entre substâncias simples e compostas. Em seguida, apresente exemplos de substâncias simples e compostas presentes no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Atividade prática

    Os alunos irão para a primeira estação, onde irão realizar uma atividade prática para identificar as diferenças entre substâncias simples e compostas. Nessa estação, os alunos irão receber amostras de substâncias e deverão identificar se são simples ou compostas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Vídeo explicativo

    Os alunos irão para a segunda estação, onde irão assistir a um vídeo explicativo sobre a evolução histórica do estudo da estrutura da matéria. O vídeo irá apresentar os principais modelos que descrevem a estrutura da matéria, desde a Grécia Antiga até os dias atuais.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Jogo de perguntas e respostas

    Os alunos irão para a terceira estação, onde irão jogar um jogo de perguntas e respostas sobre substâncias simples e compostas. O jogo irá testar o conhecimento dos alunos sobre o tema e ajudá-los a fixar o conteúdo.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna os alunos novamente em sala de aula e irá fazer uma revisão do conteúdo apresentado.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Proponha uma atividade para os alunos realizarem em casa, para fixar o conteúdo aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
  • Reconhecer a evolução histórica do estudo da estrutura da matéria.
  • Diferenciar substâncias simples de compostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificar corretamente as substâncias simples e compostas apresentadas na atividade prática.
  • Demonstrar conhecimento sobre a evolução histórica do estudo da estrutura da matéria.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em equipe de forma colaborativa.
  • Realizar a atividade proposta para fixar o conteúdo aprendido.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar as atividades em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer revisão do conteúdo apresentado.
  • Propor atividades para fixar o conteúdo aprendido.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente as substâncias simples e compostas apresentadas na atividade prática.
  • Assistir ao vídeo explicativo e compreender a evolução histórica do estudo da estrutura da matéria.
  • Participar ativamente do jogo de perguntas e respostas.
  • Trabalhar em equipe de forma colaborativa.
  • Realizar a atividade proposta para fixar o conteúdo aprendido.