Substantivos coletivos

Nessa aula de Português vamos falar sobre os substantivos coletivos - aquelas palavras que usamos para nomear um conjunto ou agrupamento de coisas, seres, etc.

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Os substantivos coletivos são palavras usadas pra dar nome a um grupo de pessoas, animais, plantas etc. Panapaná é o coletivo de:

    A) Pinturas.

    B) Mapas.

    C) Borboletas.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Gamificação:

    Professor, explique aos alunos que os substantivos coletivos são palavras que designam um conjunto de seres da mesma espécie. Por exemplo, "cardume" para um conjunto de peixes, "rebanho" para um conjunto de gado, "público" para um conjunto de pessoas em um evento. É importante que os alunos saibam identificar e utilizar esses termos corretamente, tanto para enriquecer seu vocabulário quanto para compreender melhor a língua portuguesa. Nesta aula, eles utilizarão a metodologia ativa Gamificação, que consiste em tornar o aprendizado mais lúdico e envolvente por meio de um jogo criado pelos próprios alunos. Desafie-os a criar um mapa de registro de um jogo sobre substantivos coletivos, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre o tema.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    Professor, explique aos alunos que os substantivos coletivos são palavras que designam um conjunto de seres de uma mesma espécie. Por exemplo, cardume (conjunto de peixes), matilha (conjunto de cães), enxame (conjunto de abelhas). Eles são muito utilizados na língua portuguesa e é importante que os alunos compreendam o seu uso adequado para poderem se comunicar melhor. Nesta aula, eles utilizarão a metodologia ativa Rotação por estações para que possam explorar diferentes atividades que os ajudarão a compreender melhor o significado e uso dos substantivos coletivos. Apresente diferentes exemplos práticos e didáticos, previamente selecionados, para que os alunos possam se engajar e aprender de forma mais divertida e eficaz.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Professor, explique aos alunos que, nesta aula, eles irão trabalhar o tema "Substantivos Coletivos" e sua função na língua portuguesa. Os substantivos coletivos são palavras que se referem a um conjunto de seres da mesma espécie, como cardume de peixes, enxame de abelhas, entre outros. Eles são muito comuns no nosso cotidiano, mas muitas vezes passam despercebidos. Por isso, é importante que os alunos aprendam a identificá-los e compreendam sua função na língua portuguesa. Para uma aula mais dinâmica e participativa, eles utilizarão a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual criarão um template de avaliação por rúbrica. Dessa forma, os estudantes serão incentivados a debater e discutir sobre o tema, construindo seu próprio conhecimento.
    Atividade completa
  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    Professores, explique aos alunos que os substantivos coletivos são palavras que representam um conjunto de seres ou objetos. Por exemplo, "cardume" representa um conjunto de peixes, "rebanho" representa um conjunto de animais e "frota" representa um conjunto de veículos. Os substantivos coletivos são muito utilizados na língua portuguesa e, por isso, é importante que os estudantes aprendam sobre eles. Nesta aula, eles utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para poderem criar um mapa conceitual sobre o tema, o que os ajudará a entender melhor o conceito e a memorizá-lo de forma mais eficiente.
    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    Professor, explique aos alunos que os substantivos coletivos são palavras que designam um conjunto de seres de mesma espécie, como "cardume" relativo aos peixes, "enxame" relativo às abelhas ou "bando" relativo tanto aos animais quanto aos seres humanos. Eles fazem parte da língua portuguesa e são muito utilizados no cotidiano, seja na comunicação oral ou escrita. Nesta aula, eles irão utilizar a metodologia ativa Design Sprint para criarem um template com cinco etapas, a fim de desenvolver a habilidade de identificar e analisar a função dos substantivos coletivos. Utilize exemplos práticos e didáticos, previamente selecionados por você, para facilitar a compreensão dos alunos sobre o tema.
    Atividade completa
  8. 8. Ensino Híbrido:

    Professor, explique aos alunos que os substantivos coletivos são palavras que indicam um conjunto de seres da mesma espécie. Por exemplo, cardume de peixes, colmeia de abelhas, matilha de lobos, entre outros. Nesta aula, os estudantes aprenderão sobre os substantivos coletivos e como eles funcionam na língua portuguesa. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, onde os eles criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de “Check-in” e “Check-out”, para registrar suas reflexões e descobertas sobre o tema.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: