Aula sobre Substantivos Coletivos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Professor, explique aos alunos que os substantivos coletivos são palavras que designam um conjunto de seres de mesma espécie, como "cardume" relativo aos peixes, "enxame" relativo às abelhas ou "bando" relativo tanto aos animais quanto aos seres humanos. Eles fazem parte da língua portuguesa e são muito utilizados no cotidiano, seja na comunicação oral ou escrita. Nesta aula, eles irão utilizar a metodologia ativa Design Sprint para criarem um template com cinco etapas, a fim de desenvolver a habilidade de identificar e analisar a função dos substantivos coletivos. Utilize exemplos práticos e didáticos, previamente selecionados por você, para facilitar a compreensão dos alunos sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que os substantivos coletivos são palavras que designam um conjunto de seres de mesma espécie, como "cardume" relativo aos peixes, "enxame" relativo às abelhas ou "bando" relativo tanto aos animais quanto aos seres humanos. Eles fazem parte da língua portuguesa e são muito utilizados no cotidiano, seja na comunicação oral ou escrita. Nesta aula, eles irão utilizar a metodologia ativa Design Sprint para criarem um template com cinco etapas, a fim de desenvolver a habilidade de identificar e analisar a função dos substantivos coletivos. Utilize exemplos práticos e didáticos, previamente selecionados por você, para facilitar a compreensão dos alunos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente a definição de substantivos coletivos e exemplos, previamente selecionados, de palavras deste tipo. Os alunos deverão fazer anotações e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar uma lista de substantivos coletivos e seus respectivos seres. Cada aluno fará uma lista individual.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão se reunir em grupos de três para escolher cinco substantivos coletivos de suas listas individuais e criar uma lista coletiva.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo irá escolher um substantivo coletivo da lista coletiva e criar uma ilustração com os seres que compõem o coletivo. As ilustrações poderão ser feitas com lápis de cor, canetinhas ou outros materiais disponíveis.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão apresentar suas ilustrações e explicar o significado dos substantivos coletivos para a turma. Avalie e dê feedbacks aos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar a função dos substantivos coletivos na língua portuguesa, tanto escrita quanto oral;
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de criar e aplicar um template de Design Sprint;

Critérios de avaliação

  • Correta identificação dos substantivos coletivos;
  • Qualidade das ilustrações;
  • Clareza na explicação do significado dos substantivos coletivos;
  • Participação e colaboração em grupo;

Ações do professor

  • Apresentar a definição do tema e exemplos práticos;
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do template de Design Sprint;
  • Dar feedbacks e avaliar a atividade;
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo;
  • Esclarecer dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Fazer anotações e tirar dúvidas;
  • Criar uma lista individual de substantivos coletivos e seus respectivos seres;
  • Participar das discussões em grupo para criar a lista coletiva;
  • Criar uma ilustração com os seres que compõem o substantivo coletivo escolhido pelo grupo;
  • Apresentar a ilustração e explicar o significado dos substantivos coletivos para a turma.