Aula sobre Substantivos Coletivos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Professor, explique aos alunos que os substantivos coletivos são palavras que indicam um conjunto de seres da mesma espécie. Por exemplo, cardume de peixes, colmeia de abelhas, matilha de lobos, entre outros. Nesta aula, os estudantes aprenderão sobre os substantivos coletivos e como eles funcionam na língua portuguesa. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, onde os eles criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de “Check-in” e “Check-out”, para registrar suas reflexões e descobertas sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula pedindo que os alunos reflitam e compartilhem, em grupos de 3 pessoas, situações do cotidiano em que já ouviram ou utilizaram um substantivo coletivo. Cada grupo apresentará uma situação.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Faça uma apresentação sobre os substantivos coletivos, explicando o conceito e dando exemplos práticos, previamente selecionados, de seu uso. A apresentação pode ser feita por meio de slides, vídeos ou outros recursos disponíveis.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos, divididos em grupos, terão a tarefa de buscar em textos diversos, previamente selecionados por você, substantivos coletivos. Cada grupo deve apresentar três exemplos encontrados.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Cada aluno deverá preencher seu template de registro de aprendizagem, respondendo às perguntas: “O que aprendeu sobre os substantivos coletivos na aula de hoje?” e “Quais foram suas principais dúvidas?”. Oriente os alunos sobre como preencher o template e esclareça quaisquer dúvidas.

  5. Etapa 5 - Reforço

    Para reforçar a aprendizagem, você pode propor uma atividade individual ou em dupla, como a criação de frases ou pequenos textos utilizando os substantivos coletivos aprendidos na aula.

  6. Etapa 6 - Próxima aula

    Na próxima aula, os alunos iniciam a atividade realizando o Check-in no template de registro de aprendizagem, compartilhando o que lembram sobre o tema e quais dúvidas ainda possuem.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Esclareça as dúvidas apresentadas pelos alunos no Check-in e faça um fechamento da aula, retomando os conceitos e os exemplos anteriormente apresentados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a função dos substantivos coletivos nos textos escritos;
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o uso dos substantivos coletivos na língua portuguesa;
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e de pesquisa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação em atividades em grupo;
  • Preenchimento adequado do template de registro de aprendizagem;
  • Criatividade na produção de frases ou pequenos textos utilizando os substantivos coletivos;
  • Compreensão dos conceitos apresentados na aula;
  • Participação ativa nas discussões em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de maneira clara e didática;
  • Estimular a participação e a reflexão crítica dos alunos;
  • Orientar os alunos no preenchimento do template de registro de aprendizagem;
  • Esclarecer as dúvidas apresentadas pelos alunos;
  • Propor atividades que estimulem a criatividade e a produção de textos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Registrar as reflexões e descobertas sobre o tema no template de registro de aprendizagem;
  • Produzir frases ou pequenos textos utilizando os substantivos coletivos aprendidos na aula;
  • Participar das discussões em sala de aula;
  • Buscar esclarecer suas dúvidas sobre o tema.